A Margem da Linha (2008)
Cores, formas, luzes, volumes, sombras, perspectivas, silhuetas… ideias. A arte explode em todas as suas dimensões em A Margem da linha, documentário em longa-metragem que convida o público para uma empolgante e lúdica viagem cinematográfica pelo universo da Arte Contemporânea, partindo do trabalho dos artistas Regina Silveira, Sérgio Sister e José Spaniol.
Com roteiro e direção de Gisella Callas, que tem no currículo diversos curtas e atuação como fotógrafa da revista Vogue, A Margem da linha costura com precisão e criatividade depoimentos de artistas visuais, críticos, curadores e até um Lama Budista, além de – por que não? – profissionais ligados a Matemática, Arquitetura, Museologia e Física Quântica. A diretora extrai desses depoimentos as mais provocativas confissões, descobertas e reflexões, entremeadas por belíssimas imagens da produção artística recente alguns dos principais nomes das artes visuais no Brasil. O filme procura desfazer clichês sobre arte moderna, desmontar falsas leituras sobre modalidades contemporâneas das artes plásticas e aponta avanços do segmento.
“As respostas às perguntas propostas foram distribuídas pelo documentário seguindo seu conteúdo e todos os sentidos e significados que surgiram neste diálogo, construindo, assim, uma ampla rede de pensamentos que se complementam ou contrapõem abrindo várias possibilidades de percepção e entendimento”, afirma a diretora Gisella Callas.
O que é Arte? O que não é? Para que ela serve? A quem ela serve? Como ela nasce? Estas e outras perguntas NÃO serão respondidas pelo documentário A Margem da linha, segundo a diretora. Neste filme, assim como a própria Arte, a cineasta não busca nem propõe respostas, mas inquietações.
Além de Salvador, filme teve estreia simultânea em outras oito capitais brasileiras: No Rio de Janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB e no Instituto Moreira Salles – IMS, em Porto Alegre no Instituto Santander, em Belo Horizonte na Usina Unibanco de Cinema, em São Paulo no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, em Brasília no Cine Academia, em Curitiba na Cinemateca de Curitiba, em Florianópolis no Museu Victor Meirelles e em Recife na Fundação Joaquim Nabuco.
Direção e roteiro: Gisella Callas
Produção: Cinerama Filmes
Brasil | Documentário | 96 min. | 2008