fbpx

A Margem da Linha (2008)

Trailer

Sinopse

Cores, formas, luzes, volumes, sombras, perspectivas, silhuetas… ideias. A arte explode em todas as suas dimensões em A Margem da linha, documentário em longa-metragem que convida o público para uma empolgante e lúdica viagem cinematográfica pelo universo da Arte Contemporânea, partindo do trabalho dos artistas Regina Silveira, Sérgio Sister e José Spaniol.

Com roteiro e direção de Gisella Callas, que tem no currículo diversos curtas e atuação como fotógrafa da revista Vogue, A Margem da linha costura com precisão e criatividade depoimentos de artistas visuais, críticos, curadores e até um Lama Budista, além de – por que não? – profissionais ligados a Matemática, Arquitetura, Museologia e Física Quântica. A diretora extrai desses depoimentos as mais provocativas confissões, descobertas e reflexões, entremeadas por belíssimas imagens da produção artística recente alguns dos principais nomes das artes visuais no Brasil. O filme procura desfazer clichês sobre arte moderna, desmontar falsas leituras sobre modalidades contemporâneas das artes plásticas e aponta avanços do segmento.

“As respostas às perguntas propostas foram distribuídas pelo documentário seguindo seu conteúdo e todos os sentidos e significados que surgiram neste diálogo, construindo, assim, uma ampla rede de pensamentos que se complementam ou contrapõem abrindo várias possibilidades de percepção e entendimento”, afirma a diretora Gisella Callas.

O que é Arte? O que não é? Para que ela serve? A quem ela serve? Como ela nasce? Estas e outras perguntas NÃO serão respondidas pelo documentário A Margem da linha, segundo a diretora. Neste filme, assim como a própria Arte, a cineasta não busca nem propõe respostas, mas inquietações.

Além de Salvador, filme teve estreia simultânea em outras oito capitais brasileiras: No Rio de Janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB e no Instituto Moreira Salles – IMS, em Porto Alegre no Instituto Santander, em Belo Horizonte na Usina Unibanco de Cinema, em São Paulo no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, em Brasília no Cine Academia, em Curitiba na Cinemateca de Curitiba, em Florianópolis no Museu Victor Meirelles e em Recife na Fundação Joaquim Nabuco.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Gisella Callas
Produção: Cinerama Filmes

Brasil | Documentário | 96 min. | 2008

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.