fbpx

A Mulher de Longe (Inacabado)

Sinopse

Em meio ao lamaçal à margem de um rio com embarcações, um homem descobre um cadáver de mulher. Um grupo de beatas, vestidas de preto, parece prestar a extrema-unção. O homem bastante apressado, chega a um sítio com casas de pau-a-pique e diversos animais domésticos, e convoca outros homens para acompanhá-lo até o local da morte. Pássaros revoam ao fundo. Um humilde grupo transporta o corpo no interior de um caixão pela paisagem ribeirinha. Um casal de mãos dadas observa respeitoso o féretro que passa pela areia da praia. O casal se dirige para um casarão da mesma localidade sem perceber que está sendo espionado por uma das beatas. A mulher dependura roupas no varal e o homem prepara uma rede de pescaria. Da janela, ele observa a líder do grupo de beatas que vem andando pelo pequeno embarcadouro. Ela se aproxima dele (que já está à beira do rio) e conversa sobre algo que acontecera mais adiante. Ele se afasta abruptamente, deixando-a proferir vitupérios.

O longa, dirigido pelo escritor mineiro Lúcio Cardoso em 1949, nunca foi concluído por falta de recursos. As gravações foram feitas numa aldeia de pescadores na praia de Itaipú, em Niterói, e tem os atores Orlando Guy, Iracema Vitória e Maria Fernanda (filha de Cecília Meireles) no elenco.

Em 2012, o cineasta Luiz Carlos Lacerda reconstituiu e lançou o filme homônimo A Mulher de Longe (2012) no qual parte de imagens do original e de trechos do diário de filmagens de Lúcio Cardoso, recuperados pela Cinemateca Brasileira, para fazer uma espécie de reconstituição poética.

Elenco:

Orlando Guy
Iracema Vitória
Ambrósio Fregolente
Rosita Gay

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Mulher de Longe (1949) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Lúcio Cardoso
Argumento: Lúcio Cardoso
Roteiro: Lúcio Cardoso
Assistência de direção: Fernando Torres, Nelson Dantas e Paulo Brandão
Produção: Lúcio Cardoso
Direção de fotografia: Ruy Santos
Companhia Produtora: Tapuia Filmes

Bibliografia

Fontes utilizadas:
Material examinado
CB/Ficha Catalográfica

Fontes consultadas:
CS/FF
AV/ICB
ACPJ/I

Observações:
ACPJ/I informa assistência de direção e argumento de Otávio Faria; gerente: Fernando Torres; assistente: Nelson Dantas; assistência de fotografia de Delson Lima; sonografia de Antonio Temuta; assistente: Paulo Brandão; cenografia de João M. Santos e montagem de José Gonçalves. No elenco informa: Maria Fernanda, Dulce Bressane, Paulo Brandão, Fred Bruger, David Conde, Nelson Dantas, Fernando Torres, Jaime Chermont, Luiz Fernando e Marcos Konder.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.