fbpx

A nação que não esperou por Deus (2015)

Trailer

Sinopse

FOTO A nacao que nao esperou por DeusEm 1999, Lucia Murat filmou Brava Gente Brasileira, um filme de época que contou com a participação dos índios Kadiwéu, que vivem no Mato Grosso do Sul. A Nação Que Não Esperou Por Deus é um documentário sobre essa tribo, feito em 2013/2014 pela mesma diretora, com a co-direção de Rodrigo Hinrichsen, assistente de direção de Brava Gente Brasileira. Nesses 15 anos, a luz elétrica chegou à aldeia, e com ela a televisão, as novelas e todo o mundo do entretenimento. Cinco diferentes igrejas evangélicas se estabeleceram na reserva, todas liderados por pastores índios. Ao mesmo tempo, os Kadiwéu voltaram a lutar pela demarcação de suas terras, retomando áreas em mãos de pecuaristas. O documentário procura mostrar esses diferentes caminhos.

Esse filme é dedicado a D. Lair, que morreu aos 102 anos, e a todos os antigos que contribuíram para esse trabalho nesses 17 anos.

O Cacique Ademir Matchua foi assassinado no dia 11 de dezembro de 2014 dentro da reserva por outro Kadiwéu, em meio a uma disputa política sobre o futuro da aldeia. À Ademir, a nossa admiração e homenagem.

Elenco

Ademir Matchua
Adeilson Silva
Alvanir Matchua
Aracy Matchua
Daniel Matchua
Edna Marcelino
Lair Silva
Hilario Silva
José Marcelino
Reinaldo Marcelino
Sandra Silva
Vanessa Marcelino
Comunidade Kadiwéu

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A nação que não esperou por Deus que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen
Roteiro: Lucia Murat
Produção: Lucia Murat e Paulo Trancoso
Câmera e fotografia: Leonardo Bittencourt
Direção de produção: Tiago Salomé e Rita Saloio
Montagem: Mair Tavares edt e Lucas Cesário edt
Música: Livio Tragtenberg
Som direto: Marcos Manna
Edição de som: Simone Petrillo
Mixagem: Blanko Neskov c.a.s.
Foley: Loudness Films
Colorista: Fabio Souza
Coprodução: Bonfilm

Bibliografia

Internet:

A NAÇÃO QUE NÃO ESPEROU POR DEUS – SITE OFICIAL. http://www.anacaoquenaoesperou.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.