fbpx

A roda da vida

História de Osmar, personagem que sente profunda insatisfação com a vida e que busca a felicidade como saída.

É uma historia de desapego. Comumente somos muito apegados a tudo, inclusive as coisas que aparentemente são negativas, ruins, que não são boas. Não temos consciência disso e seguimos uma vida agindo assim, como um cego que caminha a beira de um precipício.

A construção da estrutura narrativa do filme está dividida em três camadas de discurso. A primeira delas é a camada psicológica, onde toda a base do filme é fundada na psicologia Budista, na roda da vida, a segunda é o discurso politico social e a terceira camada é o discurso cinematográfico.

A psicologia Budista está representada a partir dos símbolos presentes no diagrama da Roda da Vida, fizemos uma releitura e tentamos construir simbolicamente no filme, elementos que fizessem um diálogo direto com o diagrama da Roda da Vida.

Quando conseguimos decifrar esse diagrama, percebemos que ele traz uma compreensão lúcida do mundo e como as coisas são instituídas como real.

O discurso politico social está presente no filme a partir do personagem central que é um grande empresário e empreendedor, cujo o único objetivo é construir e empreender tudo o tempo todo, em todos os lugares. Essa postura empreendedora impacta diretamente na vida de milhares de pessoas, de seres vivos, impacta no meio ambiente.

O discurso cinematográfico surge a partir do exercício metalinguístico que experimentamos, fazemos uma desconstrução da narrativa fílmica com a descontinuidade proposital de planos, com a explicitação do cinema como construtor de realidade e de ilusão, além de tentarmos fazer um diálogo com o cinema clássico de planos longos e poucos diálogos.

Elenco

Marcelo Pelúcio …. Osmar
Aluísio Maimoni …. Bené
Paula Passos …. Dona Chica
Fábio Jorge …. Tião
Eliana Carneiro …. Lúcia
Camila Guerra …. Patrícia

Participação especial:
Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro
Os Buriti
Circênicos, Patubatê
Chico Simões
Miguel Mariano
Ivaldo Cavalcanti

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A roda da vida que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: William Alves e Zefel Coff
Roteiro: William Alves
Coordenação de Produção: Liana Farias e Lídia Oyo
Diretor de Fotografia: Alan Shivas
Direção de Arte: Janaína André
Montagem: Leandro G. Moura
Trilha Sonora: Rafael Santoro

Brasil | cor | min. | | DF

Bibliografia

Livros:

Internet:

A RODA DA VIDA – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: https://arodadavida.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. A roda da vida. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/a-roda-da-vida/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.