fbpx

A Sombra do Pai (2018)

Trailer

Sinopse

Quando uma criança é obrigada a virar o adulto da casa porque o pai está doente e a mãe, morta, há uma inversão na ordem natural das coisas. A infância se transforma em saga e a paternidade frustrada em condenação. Ambientado em um bairro proletário de São Paulo, o filme conta a história de um pai e uma filha que não conseguem se comunicar. Órfã de mãe e com apenas nove anos, Dalva vê o pai, o pedreiro Jorge, ser consumido pela tristeza após perder o melhor amigo no que aparenta ser mais um acidente de trabalho. Fã de filmes de terror, Dalva acredita ter poderes sobrenaturais e ser capaz de trazer sua mãe de volta à vida. À medida que Jorge se torna mais e mais ausente – e, eventualmente, perigoso –, resta a Dalva a esperança de que sim, sua mãe há de voltar.

Da mesma diretora de O Animal Cordial (2017), Gabriela Amaral Almeida, A Sombra do Pai aborda a complexa inversão de papeis entre um pai e uma filha retratada através de um universo de fantasia e horror, marcas registradas da diretora. A fantasia permeia todos os trabalhos de Gabriela, que a utiliza como materialização dos dramas internos dos personagens.

O longa teve estreia mundial no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde levou três prêmios: melhor atriz coadjuvante, melhor montagem e melhor som. Também foi selecionado para o Festival de Cinema de Tóquio de 2018 e acaba de ganhar mais um prêmio de melhor filme na Holanda.

O longa tem estreia nacional marcada para 02 de maio de 2019 e é uma produção da Acere, em coprodução com a RT Features e tem distribuição no Brasil da Pandora Filmes.

Elenco

Nina Medeiros
Julio Machado
Luciana Paes
Rafael Raposo

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Sombra do Pai (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Gabriela Amaral Almeida
Empresa Produtora: Acere
Coprodução: RT Features
Distribuição: Pandora Filmes (Brasil)

Ficção | 90 min. | 2018 | SP

Classificação Indicativa: 16 anos

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. A sombra do pai. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/a-sombra-do-pai/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.