fbpx

Abraço (2019)

Trailer

Sinopse

A história do filme se passa no ano de 2008, quando os professores sergipanos travaram uma luta jurídica com o governo do estado para evitar a perda de direitos já conquistados. 30 mil professores de todas as partes do estado deixaram suas escolas e partiram em uma longa jornada para lutar na capital Aracaju. O desafio era convencer os desembargadores do Tribunal de Justiça a não votar pelo fim da carreira do magistério. O julgamento foi adiado duas vezes e a batalha se prolonga por um mês.

No meio desta luta entre governo e professores, a professora Ana Rosa vive o desafio de ser mãe, mulher e dirigente sindical. Ela precisa conciliar as múltiplas tarefas da vida profissional e doméstica, mas a incompreensão de seu marido e a visão machista de sua própria mãe tornam a sua jornada ainda mais desafiadora.

Baseado em fatos reais, Abraço foi integralmente patrocinado com recursos próprios pelo Sindicato dos Professores de Sergipe. A produção contou com a participação de mais de 500 figurantes reais e outros 80 atores locais, do próprio estado de Sergipe, desconhecidos do grande público.

Abraço tem a direção de DF Fiuza e a trilha sonora foi composta por André Abujamra e Eron Guarnieri, com participação de Chico César e execução da Orquestra Filarmônica do Estado de Sergipe.

Vencedor de um dos festivais de cinema mais importante do País, o Cine PE (Festival de Cinema de Pernambuco) de 2019, levando os prêmios de Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Atriz e Melhor Trilha Sonora Original, o longa-metragem chega aos cinemas e drive-ins no dia 15 de outubro de 2020. Já no dia 29, o filme também estará disponível nas plataformas digitais de streaming e VOD (Apple Tv, Google Play, Now, Looke, Vivo Play e Youtube Filmes) com distribuição da O2 Play Filmes.

Elenco

Flávio Bauraqui
Giuliana Maria
Flávio Porto
Rose Ribeiro
Isabel Santos
Mônica Moreira
Dora Mafra
Paulo Roque
Everaldo Sena
Amanda Rodrigues
Ana Beatriz do Nascimento
Andresson Dias
Cícero Vieira
Dilson do Nascimento
Ivo Adnil
João Bosco
Joaquim Antônio
Joaquim do Nascimento
Jorge Lins
Adelmo Lima
Kassem Afif
Lidiane Nobre
Luana Matos
Luiz Carlos Dussantus
Michelle Pinheiro
Norberto Nunes
Octagilson Lima
Rita Maia
Rivando Riveiro
Sandro Américo
Sérgio Maestro
Shirley Reis
Tássia Olívia
Thati Lima

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Abraço (2019) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: DF Fiuza
Roteiro: DF Fiuza
Assistente de direção: André Srur
Produção: Manú Santiago, Kaippe Reis, Kika Medeiros, Priscila Costa, Leila Moraes e Dilson do Nascimento
Produção Executiva: Marcela Costa e DF Fiuza
Direção de produção: Marcela da Costa
Direção de Fotografia: Jorge Monclar
Direção de Arte: Laura Carvalho
Figurino: Ticiana Siqueira
Montagem: Bruno Miod, Fabiana de Freitas e Inagê Kaluanâ
Som direto: Marcello Benedictis
Mixagem: Julian J. Ludwig
Edição de Som: Julian J. Ludwig
Trilha Sonora: André Abujamra e Eron Guarnieri
Distribuição: O2 Play Filmes

Brasil | Drama | cor | 93 min. | 2019

Bibliografia

Livros:

Internet:

RAMOS, Vanessa; GIOVANAZ, Daniel. Filme que retrata luta de 30 mil professores sergipanos tem estreia online no dia 15. In: BRASIL DE FATO. Disponível no endereço: https://www.brasildefato.com.br/2020/10/14/filme-que-retrata-luta-de-30-mil-professores-sergipanos-tem-estreia-online-no-dia-15
CONTEE. Filme “Abraço” estreia dia 15 e retrata luta dos professores. Disponível no endereço: http://contee.org.br/filme-abraco-estreia-dia-15-e-retrata-luta-dos-professores/
CUT. Cinema brasileiro conta luta de professores para manter direitos. Disponível no endereço: https://www.cut.org.br/noticias/cinema-brasileiro-conta-luta-de-professores-para-manter-direitos-50d8
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Abraço. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/abraco/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Abraço (2019)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.