Acácio (2008)
Segundo longa-metragem da diretora Marília Rocha, Acácio tem como protagonista o etnólogo e artista plástico português Acácio Videira, que entre 1918 e 2008 dividiu a vida em três continentes. Nascido em Portugal, Acácio e sua esposa, Maria da Conceição, abandonaram a terra natal para se casar secretamente em Angola.
Depois de trinta anos, Acácio muda-se para o Brasil, trazendo na bagagem um extenso registro material da vida dos povos angolanos e dos colonos portugueses. Entrelaçando lembranças, imagens e relatos pessoais, o filme empreende uma jornada afetiva ao passado do casal, ao mesmo tempo em que reconstitui os laços históricos e políticos dos três países em que viveram.
O filme foi exibido importantes festivais do mundo todo e ganhou o Prêmio de Melhor filme de longa-metragem de Minas Gerais no 14º Prêmio SESC/SATED.
Acácio Videira
Maria da Conceição Videira
Gambôa Muatximbau
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de Acácio (2008) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Marília Rocha
Argumento e pesquisa: Glaura Cardoso Vale
Textos: Clarissa Campolina, Marília Rocha
Produção: Diana Gebrim Costa, Glaura Cardoso Vale
Produtores Associados: Helvécio Marins Jr., Luana Melgaço
Imagens: Clarissa Campolina, Marília Rocha
Imagens de arquivo: Acácio Videira
Som direto: Pedro Aspahan
Montagem: Clarissa Campolina
Edição de som e trilha sonora: O Grivo
Coordenação de Distribuição: Felipe Duarte
Distribuição: Cia do Filme, Teia | Lume Filmes (DVD)
88 min. | Brasil | 2008
Classificação Indicativa: Livre
:: Melhor filme de longa-metragem de Minas Gerais no 14º Prêmio SESC/SATED
Mais informações sobre a diretora e o filme no site:
www.mariliarocha.com
www.acacio.teia.art.br – Teia Cultural – Brasil