fbpx

Adalberto Kemeny (1901-1969)

Biografia

Adalberto Kemeny é um diretor de fotografia nascido asceu em Budapeste, na Hungria, em 1901. Em seu país, especializa-se em fotografia, iluminação, efeitos especiais de fotografia, etc.

Já associado ao inseparável amigo Rudolph Rex Lustig, trabalha na Pathé francesa e depois na UFA da Alemanha. Muda-se para o Brasil em 1926 e, no mesmo ano, em São Paulo, funda, em sociedade com Lustig, a Rex Film, empresa que dominaria a revelação e sonorização de filmes no Brasil nas décadas seguintes.

Em 1929, dirigiu com Lustig São Paulo, a Sinfonia da Metrópole, filme que registra a cidade, no fim da década de 1920, como o cotidiano da metrópole, a vida das pessoas e o ritmo frenético das ruas, além dos primeiros indícios de crescimento da capital, e um hino de amor à terra que acolhera os dois cineastas.

Além de suas funções no laboratório, ainda dirigem a fotografia de alguns filmes, sendo os últimos registrados Luar do Sertão, de 1949, como fotógrafo, Caiçara (1950), como câmera e o documentário Assistência ao Litoral de Anchieta (1955/60) como fotógrafo.

Importante personalidade do cinema brasileiro, principalmente o paulista, morre em 1969, aos 68 anos de idade.

Filmografia

1929 – São Paulo, a Sinfonia da Metrópole (dir., fot.) (codir. e cofot. Rudolf Rex Lustig); 1930 – A Segunda Sinfonia (CM) (dir., fot.) (inacabado); São Paulo Através da Sua Capital e do Seu Interior (fot.) (cofot. Rudolf Rex Lustig);1931 – Coisas Nossas (fot.) (cofot. Rudolf Rex Lustig); 1933 – A Aranha (CM) (dir.); O Caçador de Diamantes (fot.) (cofot. Rudolf Rex Lustig); 1934 – São Paulo em 24 Horas (dir., fot.) (cofot. Rudolf Rex Lustig); 1935 – Fazendo Fitas (fot.); 1942 – Civilização e Sertão (MM) (dir.); 1949 – Luar do Sertão (fot.); 1955-1960
– Assistência ao Litoral de Anchieta (CM) (fot.).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.