fbpx

Adilson Barros (1947-1997)

Biografia

Adilson Barros foi um ator brasileiro nascidos em 1947.

Ingressou na Escola de Arte Dramática da USP em 1975, estreando na peça Victor ou as Crianças no Poder. Com o sucesso, participou da criação do grupo Núcleo do Pessoal do Victor, que produziu as peças Os Iqs, O Processo, Cerimônia para um Negro Assassinado, A Vida é um Sonho, Feliz Ano Velho e Na Carreira do Divino, que ficou cinco anos em cartaz. Terminada sua participação nesta última, foi para a Europa estudar com Grotowsky em Roma, trabalhando na rádio e televisão italianas e fez estágio em vários grupos teatrais na França, Portugal e Espanha.

De volta ao Brasil, em 1983, participou da montagem de Feliz Ano Velho, que percorreu todo o Brasil e exterior, em Nova York, México, Porto Rico, etc.

Estreou no cinema em 1984 no filme A Flor do Desejo. Seu segundo filme, Marvada Carne, lhe deu o Prêmio Governador do Estado, por sua interpretação do personagem Nhô Quim.

Na televisão, participou de algumas novelas, sendo a última O Rei do Gado (1996).

Faleceu no dia 11 de novembro de 1997, aos 50 anos de idade, de complicações decorrentes do vírus da AIDS, em São Paulo.

Filmografia

1993 – Capitalismo Selvagem
1989 – Kuarup
1985 – Marvada Carne
1984 – Em Nome da Segurança Nacional (CM) (narração)
1984 – A Flor do Desejo

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Adilson Barros. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/adilson-barros/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.