fbpx

Adirley Queirós

Biografia

FOTO Adirley QueirosAdirley Queirós é um diretor e roteirista de cinema e video brasileiro. Dos 16 aos 25 anos, foi jogador de futebol profissional. Afastado da carreira, retornou os estudos. Aos 28 anos, ingressou na Universidade de Brasília (UnB), onde graduou-se em Cinema no ano de 2005. Desde então, tem uma atuação cultural constante, principalmente junto à periferia do Distrito Federal, mais especificamente na cidade de Ceilândia/DF. Durante este tempo realizou filmes, foi curador de mostras de cinema, jurado de festivais e realizador de encontros para formação na área de cinema.

Em 2005, realizou o filme Rap, O Canto da Ceilândia, documentário curta-metragem que ganhou treze prêmios no Brasil.

Em 2009, foi diretor, roteirista e produtor executivo dos filmes Dias de Greve (ficção, 35mm, 24 min) e do filme Fora de Campo (documentário para TV, 52 min, vídeo digital).

Em 2010, foi diretor, roteirista e produtor executivo do premiado A Cidade é Uma Só?, ganhador de vários festivais no Brasil, inclusive a Mostra de Cinema de Tiradentes, tendo participado de alguns festivais internacionais, dentre eles Word Cinema Amsterdam, Brazilian Hollywood Festival, em Los Angeles; BAFICI, na Argentina.

Filmografia

2014 :: Branco sai, preto fica
2012 :: A Cidade é Uma Só?
2009 :: Dias de Greve
2009 :: Fora de Campo (TV)
2005 :: Rap, O Canto da Ceilândia

Bibliografia

Livros:

Internet:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “Adirley Queirós

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.