fbpx

Adriana Calcanhotto

Biografia

Adriana da Cunha Calcanhotto, em arte conhecida como Adriana Calcanhotto, é uma cantora, compositora e escritora brasileira nascida em Porto Alegre (RS) no dia 03 de outubro de 1965. É filha de Carlos Calcanhoto, baterista de jazz e bossa nova, e de Morgada Assumpção Cunha, bailarina e professora de Educação Física.

Aos seis anos ganha da avó o primeiro instrumento: um violão. Aprendeu a tocar o instrumento e também, mais tarde, a cantar. Logo emergiu nas influências musicais (MPB) e literárias (Modernismo Brasileiro). Ficou fascinada pelo Movimento Antropofágico de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e outros nomes daquele movimento cultural.

A vida artística iniciou-se em bares de Porto Alegre, como o Fazendo Artes, situado próximo à I Cia. de Guardas do Exército, próximo ao Parque Farroupilha, e o Porto de Elis, na Avenida Protásio Alves. Também trabalhou em peças teatrais e depois se lançou em concertos e festivais por todo o país no estilo voz e violão.

No final de 2015, foi nomeada Embaixadora da Língua Portuguesa pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Filmografia

:: Filmografia como Intérprete ::

2012 :: A Música segundo Tom Jobim
1996 :: Mil e Uma
1996 :: Doces Poderes

:: Filmografia como Ela Mesma ::

2016 :: A Arte Existe Porque a Vida Não Basta!
2010 :: José e Pilar
2012 :: A Música segundo Tom Jobim
2005 :: Vinicius

Bibliografia

Livros:

Internet:

ADRIANA CALCANHOTTO – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: http://www.adrianacalcanhotto.com/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Adriana Calcanhotto. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/adriana-calcanhotto/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Adriana Calcanhotto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.