fbpx

AFA Cinemas

Empresa

AFA Cinemas é uma empresa brasileira com sede na cidade de Vitória (ES), que atua no setor da exibição cinematográfica. Atua em onze cidades de três Unidades da Federação localizadas na Região Sudeste. Seu parque exibidor é composto por doze complexos e trinta salas, média de 2,5 salas por complexo.

É a maior empresa exibidora do interior do estado do Espírito Santo, onde estão localizadas a maioria de suas salas, sendo que suas 4 616 poltronas perfazem uma média de 153,87 assentos por sala.

A história da empresa começa em 1995, quando foi estabelecida pelo empreendedor paulista Alexandre Canteruccio. Filho e neto de exibidores, começou a careira profissional como auxiliar técnico na manutenção de projetores, até o dia em que resolveu estabelecer seu próprio negócio no ramo da exibição, tendo como sócios Fernando de Oliveira Costa e Adalberto Gomes de Almeida. Dois anos depois, adquiriu a parte dos sócios e iniciou o processo de expansão da empresa, tornado-a no maior exibidor do Estado do Espírito Santo. A partir de 2001, os negócios se expandiram para o Estado de São Paulo, com a abertura de complexos nas cidades Cosmópolis (Cine Cosmópolis Plaza), Caraguatatuba (Cine Caraguá), São Sebastião (Cine Villa Mares) e Ubatuba (Cine Porto).

Uma característica é utilizar a marca Cine Ritz em alguns dos seus cinemas. Alguns desses complexos são associados, onde a AFA Cinemas fornecia a programação sem que a mesma seja proprietária, como o Cine Sumaré, localizado na cidade do mesmo nome, cujas atividades foram encerradas em agosto de 2016. Eventualmente, alguns complexos deixam a sociedade com a empresa e passam a atuar como exibidores independentes, como o Cavalieri Orlandi, a cidade de Socorro.

Com relação à digitalização (processo de substituição dos projetores de película 35mm por equipamentos digitais), a empresa alcançou 83% no primeiro trimestre de 2015, de acordo com relatório de acompanhamento de mercado da ANCINE. Nesse mesmo período, de acordo com essa agência governamental, alcançou o 20.º lugar entre os maiores exibidores brasileiros por número de salas.

O atual responsável pela empresa é Vanderlei Aparecido Pinto (sócio-programador). Um de seus diretores, Flávio Cintra Canteruccio, integra o Conselho da Associação dos Exibidores Brasileiros de Cinema de Pequeno e Médio Porte (AEXIB).

Rede AFA Cinemas

São Paulo

Caraguatatuba :: Cine Caraguá
Cosmópolis :: Cine Cosmópolis Plaza
São Sebastião :: Cine Villa Mares
Ubatuba :: Cine Porto

Espírito Santo

Aracruz :: Cine Ritz Aracruz
Cachoeiro do Itapemirim :: Cine Ritz Perim Center
Cachoeiro do Itapemirim :: Cine Unimed
Guarapari :: Cine Ritz Guarapari

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. AFA Cinemas. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/afa-cinemas/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.