fbpx

Agência Nacional do Cinema (ANCINE)

Entidade

LOGO ANCINE 2014Agência Nacional do Cinema (ANCINE) é uma Agência Reguladora que tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil. Foi criada no ano de 2001 através da publicação da Medida Provisória 2228-1. É uma autarquia especial, vinculada, desde 2003, ao Ministério da Cultura, com sede e foro no Distrito Federal e Escritório Central no Rio de Janeiro.

A ANCINE é administrada por uma diretoria colegiada aprovada pelo Senado e composta por um diretor-presidente e três diretores, todos com mandatos fixos, aos quais se subordinam cinco Superintendências: Análise de Mercado, Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Fomento e Registro, além das Secretarias Executiva, de Gestão Interna e de Políticas de Financiamento.

Além do seu Escritório Central, localizado no Centro do Rio de Janeiro, a ANCINE conta com mais dois escritórios regionais, sendo um em Brasília e outro em São Paulo.

A missão da ANCINE é desenvolver e regular o setor audiovisual em benefício da sociedade brasileira. Encerrado o ciclo de sua implementação e consolidação, a ANCINE enfrenta agora o desafio de aprimorar seus instrumentos regulatórios, atuando em todos os elos da cadeia produtiva do setor, incentivando o investimento privado, para que mais produtos audiovisuais nacionais e independentes sejam vistos por um número cada vez maior de brasileiros.

Nesta página oficial, a ANCINE disponibiliza à classe cinematográfica, pesquisadores, jornalistas e interessados em geral, dados estatísticos, boletos de recolhimento, referente a opções de mecanismos legais, formulários, editais, informações e notícias, na intenção de facilitar o acesso à informação a respeito de suas realizações e competências.

Bibliografia

Livros:

MARSON, Melina (org.). Cinema e Políticas de Estado: da Embrafilme à Ancine. : Escrituras, .
MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema e Economia política. : Escrituras, .
______. Cinema e Mercado. : Escrituras, .
ZAVERUCHA, Vera. Desvendando a Ancine. Rio de Janeiro: Do Autor, 2017.
______. Lei do Audiovisual: Passo a Passo. Rio de Janeiro: Do Autor, 1996.

Internet:

ANCINE. Disponível no endereço: https://www.ancine.gov.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ancine/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “Agência Nacional do Cinema (ANCINE)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.