fbpx

Agostinho Martins Pereira

Biografia

FOTO Agostinho Martins PereiraAgostinho Martins Pereira é um cineasta e roteirista português de nascimento, que defendeu como poucos as criação de uma indústria cinematográfica brasileira. Produziu e dirigiu longas-metragens (como A carrocinha e O Gato de Madame), comercias para a televisão e lutou pelos direitos trabalhistas em cinema. Apesar de tudo isso, suas realizações não recebem a atenção que merecem.

Desde Portugal, quando sua família, ainda em 1927, viu-se compelida a emigrar para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Portugal, àquela época era um país politicamente conturbado e economicamente estava ainda preso ao medievalismo do arado. Animados com as cartas trocadas com parentes que já haviam vindo para o nosso país, os pais de Agostinho decidiram tomar o mesmo caminho. Ainda criança, o futuro cineasta encantou-se com uma projeção de A Paixão de Cristo, em um cinema de bairro. Com o passar dos anos o fascínio pela magia cinematográfica só cresceria, até se tornar determinante em sua carreira. Em sua trajetória profissional, os destaques ficam por conta de sua colaboração com Mazzaropi e o trabalho na Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

1956 :: O Gato de Madame
1955 :: A carrocinha

:: Filmografia como Roteirista ::

1955 :: A carrocinha

Bibliografia

Livros:

BARRO, Máximo. Agostinho Martins Pereira: o Idealista. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, .

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.