fbpx

Alan Minas

Biografia

Alan Minas é um cineasta, roteirista e escritor brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1969. É formado em Cinema e pós-graduado em Roteiro.

Realizou os curtas A Língua das Coisas (2010), inspirado na obra de Manoel de Barros, selecionado pelo programa Curta Criança do Minc e TV Brasil, com o qual ganhou prêmios no FAM 2010, melhor roteiro no Cine Fantasy-SP 2010, e foi convidado para a programação de Mostra Geração do Festival do Rio; Homens ao mar (2006), estreou no Festival de Cinema Vina Del Mar; O Refém (2004), prêmio melhor filme no CineAmazônia; A Encomenda (2002), premiado no Festival de Curtas de São Paulo e de Teresina; e O Apito (2000). Escreveu o roteiro do premiado curta Nas Estrelas (2001).

Em 2015, prepara o longa O Deserto de Luíza e desenvolve a série de TV De Agora em Diante, enquanto lançou A Família Dionti, com o suporte do Latin America Fund, do Tribeca Film Institute – NY/USA, coprodução com a Inglaterra e Canal Brasil, com o qual conquistou os prêmios de melhor filme de público no 48° Festival de Brasília, no 7° Festin Lisboa, e na 3° Mostra de Cinema de Gostoso, melhor roteiro no 10° Youngabout em Bolonha, e melhor ator criança no 16° San Diego Kids IFF.

Realizou o documentário A Morte Inventada – Alienação Parental, que se tornou referência no tema no Brasil e no exterior. Depois, organizou o livro A Morte Inventada – Ensaios e Vozes, publicado em 2014 pela editora Saraiva.

Publicou o livro infantil Quando Ju escapou pra dentro, e o romance A Família Dionti, pela editora Berlendis & Vertecchia.

Em 2019, está em pós-produção com o documentário Cinema é com C? e na produção do documentário A mãe tá chamando.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2015 :: A Família Dionti
2010 :: A Língua das Coisas
2009 :: A Morte Inventada – Alienação Parental
2006 :: Homens ao Mar
2004 :: O Refém
2002 :: A Encomenda
2001 :: Nas Estrelas
2000 :: O Apito

Publicações

MINAS, Alan. A Família Dionti. : Berlendis & Vertecchia, .
______. A Morte Inventada – Ensaios e Vozes. : Saraiva, 2014.
______.
Quando Ju escapou pra dentro. : Berlendis & Vertecchia, .

Bibliografia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Alan Minas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.