fbpx

Alberto La Salvia

Biografia

Alberto Arnt La Salvia, em arte mais conhecido como Alberto La Salvia, é um cineasta e diretor de fotografia nascido em Porto Alegre (RS) em 20 de fevereiro de 1978. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-RS, em 1999. Realizou diversos cursos de especialização, entre eles, Cinematography, câmera, lighting and DP master class, pela Florida State University, nos USA, em 2000, e especialização em direção de fotografia cinematográfica pela PUC-RS, ministrada por Jaime Lerner em 1999.

Estreia como diretor de fotografia em 1998 no curta Ana Carolina, de Cristiano Baldi.

A partir de 1999 passa a destacar-se no mercado publicitário gaúcho, já tendo fotografado mais de 500 comerciais em 16mm, 35mm e VT. Para a RBS-TV de Porto Alegre, assina a fotografia de várias séries e documentários como Mundo Grande do Sul, em vários episódios e Vinte Gaúchos que Marcaram o Século 20, episódio Marta Rocha. Diretor de fotografia de documentários e especiais para a RBS TV/TV Globo, como a série O continente de São Pedro e Mundo Grande do Sul, dirigidos por Roberto Tietzman. Diretor de fotografia dos vídeo clipes, em 16 e 35mm: Merda de Bar, da banda Comunidade Nin-Jitsu, Você da banda Vídeo Hits, Dívida, da banda Ultraman e Do Outro Lado da Esfera, da banda Space Rave. Diretor de Fotografia de oito episódios da série Histórias Curtas, rodados em HDcam e DVcam, entre eles os premiados De 10 a 14 anos, de Márcio Shoenardie (melhor fotografia 2004) e É Pra Presente?, de Camila Gonzatto (melhor fotografia em 2006). Paralelamente, organiza diversos workshops de cinema, como Workshops de Cinema em Super-8, na PUC-RS, 1998, 1999 e 2000, Workshop de Cinema Digital, na UFRGS, setembro de 2001, Workshop de Cinema Digital, na Unisinos, outubro e novembro de 2002 e como professor universitário da disciplina Direção de Fotografia do curso de Realização Audiovisual da Unisinos, entre 2004 e 2006. Em 2010 assina a fotografia dos curtas Amigos Bizarros de Ricardinho e Traz um Amigo Também.

Filmografia

Filmografia: 1998- Ana Carolina (CM); Delirium (CM);Hélio (CM); O Ateliê (CM); 1999- A Vingança de Kali Gara (CM); Caminhos, Salões Cristalinos (CM); Ensaio (CM) (dir., fot.); O Dia Anterior (CM); Réquiem (CM); 2000-Intestino Grosso (CM) (cofot. Luciana Lima); O Fim (CM); O Novíssimo Testamento (CM); Só Algumas Cenas para Mostrar a Vocês (CM); 2001- Antes que Esfrie (CM); João (CM); Miss (CM); Tortura (CM); 2002- Circo (CM); Justiça Infinita (CM); Lembra, Meu Velho? (CM); Na Batida (CM); O Homem da Lua (CM); Voltas (CM); 2004A Porta (CM); Ano Novo (CM); De 10 a 14 Anos (CM); Intimidade (CM); Quase Tudo, Quase Todos (CM); 2005- A Barbearia (CM); Futurologia (CM); 2006-É pra Presente? (CM); Peste de Janice (CM); Vera Lúcia (CM) (cofot. Erik Wilson); Os Sete Trouxas (CM); 2010- Amigos Bizarros de Ricardinho (CM); Traz um Amigo Também (CM); Amores Passageiros (CM).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.