fbpx

Aldir Blanc, Dois pra Lá Dois pra Cá (2004)

Trailer

Sinopse

Biocinegrafia de Aldir Blanc, um dos compositores mais incríveis do Brasil, em evidente busca da síntese, o filme desfila quatro décadas de sua militância na vida cultural do Rio de Janeiro e do país. A infância e adolescência entre os bairros do Estácio e Vila Isabel, ambos na Zona Norte do Rio de Janeiro e, respectivamente, berço de bambas como Ismael Silva e do mito Noel Rosa.

O roteiro do filme ganhou o primeiro DOCTV e foi realizado em parceria com os amigos Alexandre Ribeiro de Carvalho, André Sampaio e José Roberto de Morais. O Fabrício Tadeu fotografou, o Severino Dadá montou e o Luís Eduardo Carmo fez o som de tudo que ficou bom. Tem a participação de João Bosco, Moacyr Luz, Guinga, Sueli Costa, Melo Menezes e os 80 anos do Ceceu Rico, pai do Aldir Blanc. Com direito a discurso do Fausto Wolf! Um filme de zona norte com aéreas na mais linda igreja carioca: a de Nossa Senhora da Penha.

O documentário também traz as primeiras incursões nos ensaios na quadra do Salgueiro e os blocos de carnaval do Estácio e subúrbio da cidade; os saraus de música e poesia nas noites de verão em Paquetá e a participação nos festivais da canção no final dos anos 60 e início dos 70. Além disso, Aldir Blanc – Dois Pra Lá, Dois Pra Cá relata encontros musicais do chamado Movimento Artístico Universitário (M.A.U.) e a atuação de Aldir Blanc na luta pelos direitos autorais no Brasil.

O filme registra ainda a participação do músico e poeta na imprensa, especialmente no semanário Pasquim, levado pelo amigo Henfil. As relações com a censura no período da ditadura militar e a questão da Anistia, tendo como exemplos as composições “O Mestre Sala dos Mares” e “O Bêbado e a Equilibrista”.

Enfim, o vídeo destaca a obra de Aldir Blanc, espelhando a trajetória de um homem, da cidade e de seus habitantes. Um presente para o músico, compositor, cronista, jornalista, poeta e, sobretudo, letrista carioca.

Elenco

Aldir Blanc
João Bosco
Moacyr Luz
Guinga
Sueli Costa
Melo Menezes
Ceceu Rico
Fausto Wolf

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Aldir Blanc, Dois pra Lá Dois pra Cá (2004) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Alexandre Ribeiro de Carvalho, André Sampaio e José Roberto de Morais
Produção: André Sampaio
Fotografia: Fabrício Tadeu
Montagem: Severino Dadá
Coprodução: André Sampaio | Inventarte | TVE (Rede Brasil) | TV Cultura de São Paulo

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Aldir Blanc, Dois pra Lá Dois pra Cá. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/aldir-blanc-dois-pra-la-dois-pra-ca/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.