fbpx

Aldo Arantes

Biografia

Aldo Arantes é um político brasileiro. Exerceu mandato de Deputado Federal por quatro vezes, tendo sido Deputado Constituinte em 1987.

Iniciou sua militância política no movimento estudantil em Goiânia e foi integrante da Juventude Universitária Católica (JUC), foi presidente do DCE da PUC-Rio e ex presidente da UNE entre os anos de 1961 e 1962. Foi militante e coordenador da Ação Popular. Após o golpe militar de 1964 se exilou no Uruguai, voltando no ano de 1965 para atuar na resistência ao regime. Em 1972, juntamente com a maior parte dos militantes da AP, ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB), cujo comitê central passou a integrar.

Em dezembro de 1976, Aldo Arantes foi preso, durante o desmantelamento da célula partidária que se reunia no bairro da Lapa, em São Paulo. Em julho de 1977, foi condenado a cinco anos de prisão. Permaneceu preso até agosto de 1979, quando foi beneficiado pela anistia.

Filmografia

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

1984 :: Jango

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.