fbpx

Alê Abreu

Biografia

FOTO Ale Abreu 01Alê Abreu é um diretor, produtor e roteirista de Cinema de Animação brasileiro, nascido em São Paulo em 06 de março de 1971. Aos 13 anos, participou do curso de desenho animado no Museu da Imagem e do Som (MIS) onde realizou seu primeiro filme, o microcurta Memória de Elefante, em 1984.

Nos anos 90, formado em Comunicação Social, realizou os curtas Sírius e Espantalho.

Desenvolveu diversos trabalhos para publicidade, como a criação e animação do personagem do Iô-iô crem, as premiadas latas de leite da Nestlé, e inúmeras ilustrações para revistas, jornais e livros, clássicos como O Mistério do Cinco Estrelas de Marcos Rey, Sangue Fresco, de João Carlos Marinho e O Menino que Espiava prá Dentro, de Ana Maria Machado.

Em 2008, lançou nos cinemas e em DVD o longa-metragem Garoto Cósmico, adaptado para livro pela FTD, por José Paes de Lira. No mesmo ano, Garoto Cósmico foi lançado também na Venezuela e na Índia.

O curta Passo, foi exibido nos mais importantes festivais de animação do mundo. Em 2007, Alê foi um dos artistas homenageados pelo AnimaMundi, que exibiu uma retrospectiva de seus filmes. Recentemente concluiu o piloto da série Vivi Viravento para o AnimaTV, da TV Cultura. O seriado está em Pré-Produção pela Mixer, em co-produção com o Canadá. Recentemente, lançou o segundo livro como autor, o infantil Mas Será que Nasceria a Macieira?, pela FTD em parceria com Priscilla Kellen, enquanto trabalha na produção de seu segundo longa Cuca no Jardim, com previsão de estréia para 2012.

Em 2010, Alê Abreu foi o artista convidado a criar a imagem dos 18 anos de AnimaMundi.

Alê Abreu é Membro do Conselho de formação da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB) e Sócio da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Filmografia

2014 :: O Menino e o Mundo
2012 :: Cuca no Jardim (longa em produção)
2009 :: Vivi Viravento
2007 :: Garoto Cósmico
2007 :: Passo
1998 :: Espantalho
1993 :: Sírius

Videos

A LUZ DA LONA, video documentário, 30′, 2004
NÃO ME DEIXE SÓ, video-clip da cantora Vanessa da Mata, 2′, 2005

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.