fbpx

Alex Araripe

FOTO Alex AraripeAlex Alessandro Jensen Araripe Monteiro da Silva, em arte mais conhecido como Alex Araripe, é um diretor de fotografia nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 25 de outubro de 1969. Formou-se como Bacharel em Comunicação Social (Cinema e Vídeo) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1996. Logo depois, formou-se em Fotografia no SENAC. Desde a década de 90 vem atuando no mercado audiovisual brasileiro.

Participou de diversos cursos, oficinas e workshops de especialização como oficina de Cinema Experimental, ministrada pelo professor e cineasta da Escola de Artes de Berlim, Cristoph Janetzko, na UFF, em 1990, e curso de Cinematografia Digital com os fotógrafos Carlos Ebert e Flávio Ferreira no 10º Ciclo de Novas Tecnologias organizado pela Stein Produções, em São Pauli, em 2005.

Iniciou sua carreira entre 1988-89, como operador de controle mestre, na TV Lagos, em Cabo Frio (RJ); e na sequência, de 1989 a 1990, cinegrafista na extinta TV Búzios, um projeto experimental de TV comunitária na Região dos Lagos Fluminense e, por conta da ECO-92, acabou indo morar na Amazônia onde trabalhou como fotógrafo para o Projeto Saúde Alegria, desenvolvendo uma rede de comunicação popular na região do Baixo Amazonas, a TV Mocoronga.

Em 1991, tem seu primeiro exercício como fotógrafo, no curta Baia, em que o diretor de fotografia titular é Marcelo Guru Duarte. Sua estreia oficial acontece em 1998 em Era Arariboia Um Astronauta?, de Tetê Matos.

Durante sete anos ministrou as cadeiras de Fotografia e Iluminação no Cinema na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro (2003-2008); foi professor de fotografia das Oficinas de Capacitação do Projeto Revelando os Brasis, Ano 2 e Ano 3, iniciativa do Instituto Marlin Azul e da TV Futura, entre junho 2006 e junho 2008, além de ser fotógrafo free lance e câmera na área de vídeos institucionais, programas de TV, videoclipes, comerciais, documentários, curtas-metragens e campanhas políticas em diversas produtoras do Rio de Janeiro. Profissional eclético, tem destacada atuação também na televisão em séries, programas, campanhas institucionais, etc.

De volta ao Rio de Janeiro, fotografou mais de 20 curtas-metragens, com destaque para os premiadíssimos Bela e Galhofeira e O Resto é Silêncio, ambos de Paulo Halm; Maldita, de Tetê Mattos; e Eu Sou Assim, de Luiz Guimarães de Castro.

Atuando como diretor de fotografia nas áreas de cinema, televisão e publicidade, foi indicado em 2009, ao Prêmio ABC de Cinematografia, com o filme Gelo, produzido para os canais Telecine. Em 2012, destacou-se com a direção de fotografia da série Detetives da Ciência, produzida pela Multirio – ganhadora de vários prêmios internacionais na área de mídia educativa.

Hoje, além dos trabalhos como diretor de fotografia, é editor artístico no Departamento de Promoções dos Canais Globosat e desenvolve um trabalho autoral na área de fotografia e artes plásticas.

Filmografia

2010 :: Abdias Nascimento
2010 :: Eis aí a Lapa
2010 :: Helenita Sá Earp
2009 :: Sahara, Oásis da Amizade (CM);
2009 :: O Comprador de Promessas (CM);
2008 :: Duas da Manhã
2008 :: Eu Sou Assim (CM);
2007 :: A Maldita (CM);
2006 :: Ana Maria, Maria e Mariana (CM);
2006 :: O Samba é meu Dom (CM);
2005 :: E.C.T. Favela ou o Lado Certo da Vida Errada (CM);
2005 :: Brilhante (cofot.. Sofia Frederico);
2004 :: A Hora do Galo (CM);
2003 :: O Resto é Silêncio (CM);
2003 :: TPM: Tensão Pré-Matrimonial (CM)
2002 :: Liberdade ainda que à Tardinha (CM);
1999 :: Retrato de um Artista com um 38 na Mão (CM);
1998 :: Bela e Galhofeira (CM);
1998 :: Era Arariboia um Astronauta? (CM) (cofot.. Auira Ariak);
1996 :: O Grande Homem (CM);
1996 :: Transfiguração (CM);
1991 :: Baia (Olho que Vagueia pela Baía da Guanabara) (CM) (dir.) (codir. de Marcelo Guru Duarte, Kasuaki e Paola Vieira);

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de fotógrafos do cinema brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

AIC. Alex Araripe. Disponível no endereço: http://www.aicinema.com.br/professor/alex-araripe/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Alex Araripe. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/alex-araripe/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.