fbpx

Alexei Divino (1968-2020)

Biografia

Alexei Claudio Divino, em arte conhecido como Alexei Divino, foi um cineasta, roteirista e produtor brasileiro nascido em Ipatinga (MG) em 1968. Formado em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e Televisão, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Fez ainda curso de Edição não-linear em Avid pela CCBT, em Caracas, na Venezuela.

Embora tenha nascido na cidade de Ipatinga, ainda na infância veio morar em Juiz de Fora (MG), cidade onde se fixou, estudou, se graduou e iniciou a vida profissional.

No audiovisual, trabalhou como produtor, diretor e roteirista, em projetos cinematográficos, comerciais e institucionais.

No cinema, já foi premiado como roteirista e diretor e participou de vários festivais nacionais e internacionais. Desenvolveu agora projetos, de curta metragem, programas para TV e séries de animação.

Atuou também como membro do Conselho Municipal de Cultura Concult), representando o setor do audiovisual da cidade de Juiz de Fora. Nesta função, participou de discussões na área cultural e comissões de seleção de fomento ao setor audiovisual, como o Edital de Curtas de Juiz de Fora (2017).

Passou parte da vida em São Paulo, onde cursou de Gastronomia, retornando mais tarde à Juiz de Fora. Sempre manteve proximidade com grupos de cinéfilos e de produtores culturais e audiovisuais da cidade. Foi um dos incentivadores do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora, no qual sempre organizava o Prêmio José Sette, premiação especial que se tornou tradicional no evento, em que os produtores da “Velha Guarda” da cidade escolhiam o melhor curta regional.

Alexei Divino faleceu prematuramente, aos 52 anos, vítima de Covid-19, no dia 07 de agosto de 2020. Ele estava internado há duas semanas no Hospital da Unimed-JF, em Juiz de Fora. Seu corpo será cremado no Crematório de Matias Barbosa.

Era casado com , com quem teve uma filha.

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Alexei Divino. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/alexei-divino/
TRIBUNA DE MINAS. Morre o jornalista e diretor Alexei Divino. Disponível no endereço: https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/07-08-2020/morre-o-jornalista-e-diretor-alexei-divino.html. Acessado em: 08 de agosto de 2020.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Alexei Divino (1968-2020)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.