fbpx

Alice Gonzaga

Alice Gonzaga é uma escritora, pesquisadora, produtora e empresária do ramo cinematográfico brasileira. É filha do diretor Adhemar Gonzaga, jornalista e cineasta, fundador da Cinédia, que durante as décadas de 30 e 40 foi uma das principais produtora do pais responsável por um dos maiores sucesso de público do Cinema Brasileiro, como o melodrama O Ébrio (1946), de Gilda Abreu.

A frente da Cinédia, desde 1970 vem desenvolvendo um importante trabalho de preservação, restauração dos clássicos, como Alô, Alô, Carnaval (1935) de Adhemar Gonzaga; Mulher (1931) de Octávio Gabus Mendes e a recuperação entre outros de Romance Proibido (1944), Anjo do Lodo (1950), Maridinho de Luxo (1938) e O Cortiço (1945) obras fundamentais da cinematografia brasileira.

Produziu e supervisionou os curtas: São Luiz do Maranhão, Museu Histórico Nacional, Canção de Amor, Memória do Carnaval, Folia e o longa Consórcio de Intrigas.

Com o selo Cinédia Documento publicou os livros: 50 anos de Cinédia, Gonzaga por Ele Mesmo e Palácios e Poeiras: 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro, que é a mais completa pesquisa sobre a história da exibição de cinemas na antiga Capital Federal.

Como presidente do Instituto para a Preservação da Memória do Cinema Brasileiro, desenvolve ações e projetos em prol da conservação de filmes e documentos relativos a atividades cinematográficas no país.

Atualmente desenvolve os projetos de restaurações dos filmes Bonequinha de Seda (1936), Berlim na Batucada (1944) e recuperação do Acervo Moacyr Fenelon, com a restauração de quatro filmes do cineasta mineiro em cópias 35mm.

Filmografia

:: O Sumiço de Alice

:: Filmografia como Ela Mesma ::

2021 :: O Cinema das Mulheres

Publicações:

GONZAGA, Alice. Palácios e Poeiras: 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Record/FUNARTE, 1996.
GONZAGA, Alice. 50 anos de Cinédia. Rio de Janeiro: Record, 1987.
GONZAGA, Alice; AQUINO, Carlos. Gonzaga por Ele Mesmo. Rio de Janeiro: Record, 1989.

Bibliografia

Internet:

CINÉDIA. Disponível no endereço: http://www.cinedia.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Alice Gonzaga. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/alice-gonzaga/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.