fbpx

Alvorada (2021)

Dirigido por Anna Muylaert e Lô Politi, o filme narra de um ponto de vista íntimo, o dia a dia da Presidenta Dilma Roussef na sua residência oficial, o Palácio do Alvorada, enquanto aguardava o veredito de impeachment que acabou afastando a primeira mulher presidenta do Brasil.

Retratando os corredores do palácio desenhado por Oscar Niemeyer, vemos o vai e vem de reuniões políticas, o dia a dia da cozinha, a troca de guardas, sussurros e telefonemas sem fim. A sensação da crescente tensão dos funcionários, assessores, ex-ministros, perplexos e quase sem ação. Um grupo ou outro chega para dar apoio à presidente que cai. Mas o naufrágio parece inevitável.

O filme teve sua première no Festival de Cinema de Havana. e, no Brasil, na 21ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, em 2021.

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Alvorada (2020) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Anna Muylaert e Lô Politi
Produção: Lô Politi, Anna Muylaert e Ivan Melo
Produção Executiva: Ivan Melo e Aza Pinho
Fotografia: Cesar Charlone, abc e pela Lô Politi
Imagem e efeitos: Quanta
Montagem: Vânia Debs, Helio Villela Nunes e Anna Muylaert
Som direto: Hudson Vasconcelos e Martha Suzana
Edição de Som: Miriam Biderman abc
Mixagem Ricardo Reis, abc
Supervisão de Som: Miriam Biderman, abc
Produtores associados: Aza Pinho e Dandara Ferreira
Produção Associada: Quanta – Guilherme Ramalho, Hugo Gurgel e Eduardo Shall
Produtoras: Africa Filmes | Dramática Filmes | Cup Filmes
Distribuição: Vitrine Filmes

Brasil | Documentário | cor | min. | 2021

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Alvorada (2021). Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/alvorada-2021/
É TUDO VERDADE 2021. Alvorada. Disponível no endereço: http://etudoverdade.com.br/. Acesso em: 15 de abril de 2021.
VITRINE FILMES. Alvorada. Disponível no endereço: https://www.vitrinefilmes.com.br/filme/alvorada/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.