fbpx

Aly Muritiba

Biografia

Aly Muritiba é um cineasta, roteirista e professor brasileiro nascido na Bahia. É graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Comunicação e Cultura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Muritiba é conhecido nacional e internacionalmente por seus curtas. Ele considera sem dúvida como sua principal obra, devido a grande repercussão que teve, A Fábrica, que acaba de ganhar mais um prêmio internacional na categoria Best Short Film.

Além de produzir filmes, Aly Muritiba ainda dá aulas de roteiro, documentário e produção. Em 2013, o cineasta finalizou o curta Pátio, que é a segunda parte da trilogia do cárcere (iniciado junto com A Fábrica) e A Gente, que encerra a trilogia.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

20 :: Nóis por Nóis (codir. Jandir Santin)
2018 :: Ferrugem
2015 :: Tarântula
2015 :: Para minha amada morta
2014 :: Brasil
2013 :: A Gente
2013 :: Pátio
2011 :: Circular – O Filme
2011 :: A Fábrica
2011 :: SBX
2010 :: Dia 1 P.M.
2010 :: Reminiscências
2008 :: Com as próprias mãos
2008 :: Convergências

:: Filmografia como Roteirista ::

2018 :: Ferrugem

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Aly Muritiba. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/aly-muritiba/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]