fbpx

Amaxon (2010)

Trailer

Sinopse

Amaxon é um manifesto poético de longa metragem sobre a arte da criação em um mundo desequilibrado, perdido, sufocado e desesperado. É um filme dos significados e dos significantes mais profundos do ser e do não ser.

Laura Marques é uma escritora de sucesso, É casada com Lourenço Marques, um apresentador de tevê . Ela sai da cidade para se refugia solitária na sua casa de veraneio para escrever um novo livro. De lá ela pode observar a imensidão do mar e é nele que ela sempre busca a inspiração para toda a sua obra aclamada pelo público e pela crítica. Toda história começa quando ela escreve o final do último capítulo do livro “Os Homens que não Tive” e finaliza toda a escrita, feita a mão, com sua caneta tinteiro. Seu editor é amigo de Lourenço,para quem ela remete, via internet, os originais do livro encomendado. Enquanto escrevia o livro uma série de acontecimentos sinistros na natureza transforma o universo existencial de sua criação. O que é prosa torna-se ficção poética no realismo fantástico de um mudo dual e agressivo. Mundo onde o sentir se apresenta como sendo a visão de um novo texto. O ver ou ter a sua visão maquiando a criação em uma nova roupagem, propondo criar uma nova imagem, um novo som, nunca ainda experimentado, eis a questão. E é o despertar desse novo momento da criação que a história conta. O renascer pela verdade mágica da arte oculta na poesia em prosa cinematográfica. Entre a prosa e a poesia tudo é novo, tudo é verdade e tudo é mentira, no sonho às vezes pesadelo do processo criativo em que ela se envolve. A escrita fala, narra e dialoga com Laura. A memória é viva, sem limite e se expressa por imagens cinematográficas. Citações perdidas no tempo. Essa nova roupagem quer buscar, no entendimento dos fatos, a lucidez de seus últimos dias, levando a sua personagem para o transmutado mar virando sertão, fazendo ela sofrer, no desespero do conhecimento, uma profunda solidão. É preciso que o mar novamente invada a terra, transformando a paisagem do grande continente em uma ilha, para que o equilíbrio universal possa ser reconquistado. É nesta ilha habitada por Calibã, que ela, filha de Próspero, nasce uma nova mulher, uma deusa – Amaxon! Uma guerreira mítica. O filme é um manifesto poético sobre a arte da criação em um mundo desequilibrado, perdido. Um filme ecológico e reconstrutor dos significados mais profundos do ser e do não ser.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Amaxon (2010) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: José Sette

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Amaxon. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/amaxon/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.