fbpx

Amazônia Desconhecida (2013)

Sinopse

A Amazônia é uma das regiões mais famosas do mundo e, no entanto, uma das menos conhecidas. Sob essa premissa, o documentário tem a proposta de mostrar verdades e mitos relativos à Amazônia nos dias atuais, sob a ótica de ribeirinhos, trabalhadores da Zona Franca de Manaus, garimpeiros, pecuaristas, madeireiros, indígenas, escritores, empresários, cientistas e agentes do governo.

O filme, dirigido por Daniel Augusto e Eduardo Rajabally, acompanha o cotidiano de diversos grupos sociais que lutam por seu espaço, entrevistando cientistas, especialistas e personalidades, com objetivo de mapear qual o perfil atual e as consequências da ocupação humana da Amazônia brasileira.

Em meio a tanta desinformação, o documentário se propõe uma difícil missão. Buscar as inúmeras verdades existentes, derrubando mitos e levando ao público um retrato mais fiel da maior floresta tropical do planeta.

Quais são os vilões do desmatamento? Qual o caminho para o desenvolvimento sem agredir a natureza? Estas são algumas das questões cruciais envolvendo a Amazônia e que ainda esperam por respostas convincentes.

Trata-se de um filme sobre a Amazônia, feito por brasileiros, mas com uma visão global do tema, e apoiado nas mais recentes descobertas e pesquisas científicas. Um filme que abriga visões conflitantes, e que abre espaço para que muitas vozes possam ser ouvidas.

Elenco

Al Gore
Luiz Inácio Lula da Silva
James Cameron
Eduardo Viveiros de Castro

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Amazônia Desconhecida (2013) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Daniel Augusto e Eduardo Rajabally
Roteiro: Daniel Augusto, Eduardo Rajabally e Luiz Bolognesi
Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Débora Ivanov e Gabriel Lacerda
Música: Rica Amabis e Tejo Damasceno
Empresa Produtora: Grifa Filmes
Coprodução: Gullane Filmes
Distribuição: Elo Company

Brasil | Documentário | cor | 90 min. | 2013

Lançamento: 06/12/2013

Bibliografia

Internet:

GRIFA FILMES. Amazônia Desconhecida. Disponível no endereço: http://www.grifafilmes.com/amazonia-desconhecida/
GULLANE. Amazônia Desconhecida. Disponível no endereço: http://www.gullane.com.br
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Amazônia Desconhecida. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/amazonia-desconhecida/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.