fbpx

Amei um bicheiro (1953)

Sinopse

Com a promessa de se casar num futuro próximo com Laura, Carlos deixa o interior e parte em direção ao Rio de Janeiro para tentar a sorte. Na capital, se envolve com o jogo do bicho e acaba na prisão. Ao sair, casa-se com Laura e ambos decidem morar no Rio de Janeiro. Sem trabalho, Carlos aceita a proposta de Almeida, o bicheiro, para um cargo de confiança na banca de jogo. Carlos se desespera ao saber que sua mulher terá que fazer com urgência uma operação de alto custo e pede o dinheiro emprestado para Almeida. Uma vez que fora negado o empréstimo, Carlos faz uso do dinheiro da banca. Almeida descobre o golpe e faz Carlos confessar o desfalque. Laura é espancada por Almeida e seus capangas, e logo em seguida é operada. Mas Carlos ainda precisa restituir o dinheiro roubado e para isso se envolve com Ivone, mulher de Almeida, que consegue o dinheiro. Entretanto, Ivone declara a Almeida sua paixão e a negociação com Carlos. Furioso, Almeida violenta Ivone e coloca a polícia no encalço de Carlos, que arma um esquema de fuga com Laura. Carlos rouba mais uma vez o dinheiro do jogo e desfaz os laços com Ivone, dizendo que não a levará com ele. Almeida e seus capangas procuram Carlos e Laura pela cidade. Sem êxito em sua perseguição, Almeida vai ao apartamento de Ivone à procura de Carlos e a mata. No aeroporto, Carlos e Laura se encontram e se abraçam. No encalço do casal em fuga, Almeida também chega ao aeroporto, mas não aguenta e cai, pois fora atingido por Ivone. Carlos diz a Laura que não fugirá mais e o casal vai embora sem perceber Almeida caído no chão do aeroporto.

Elenco

Cyll Farney …. Carlos
Eliana Macedo …. Laura
José Lewgoy …. Almeida
Bertal, Josette (Ivone)
Grande Otelo …. Passarinho
Norma Fleming …. Namorada de Passarinho
Policena, José (Médico)
Murce, Renato
Grey, Wilson
Viana, Wilson
Teixeira, Aurélio
Jece Valadão
Ruas, Jesus
Péricles, João
Japa, Mário

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Amei um bicheiro (1953) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Jorge Ileli e Paulo Wanderley
Argumento: Dória, Jorge
Adaptação: Jorge Ileli
Assistência de direção: Manga, Carlos
Direção de fotografia: Daissé, Amleto
Assistência de fotografia: Herbert Richers
Direção de som: Viana, Aloisio
Montagem: Noya, Waldemar e Jorge Ileli
Cenografia: Cajado Filho, José
Música: Peracchi, Leo
Companhia Produtora: Atlântida Empresa Cinematográfica do Brasil S.A.
Companhia Distribuidora: U.C.B. – União Cinematográfica Brasileira S.A.

Prêmios

Prêmio de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Lewgoy, José, Melhor Fotografia para Daissé, Amleto e Menção Honrosa para Otelo, Grande, Macedo, Eliana e Bertal, Josette no Festival do Distrito Federal, 1, 1953, RJ..
Prêmio Índio de Melhor Roteiro para Dória, Marcelo e Ileli, Jorge do Jornal do Cinema, 1953.

Bibliografia

Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
SA/EMP

Fontes consultadas:
CENS/I
FCB LOTE 2/FF
ACPJ/I
JN/Imigrantes – Franceses II
CS/FF
FCB/FF
AV/ICB
CA/AF

Observações:
CENS/I informa metragem de 1.012m (possivelmente cópia de 16mm, que corresponde a 92 minutos). Proibido para menores de 18 anos. A mesma fonte, quando informa a censura do trailer indica propriedade de Atlântida Cinematográfica do Brasil S.A.
Festival do Distrito Federal: Festival de Cinema do Distrito Federal.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.