fbpx

Amyr Klink

Biografia

FOTO Amyr KlinkAmyr Khan Klink, conhecido como Amyr Klink, é um velejador e escritor brasileiro nascido na cidade de São Paulo no dia 25 de setembro de 1955. É o primogênito dos quatro filhos de Jamil Klink e Asa Frieberg Klink. Aos dez anos de idade, em Paraty, compra sua primeira canoa, Max – foi o início de uma coleção que ultrapassaria 30 embarcações.

Em 1978, com 23 anos, faz sua primeira viagem internacional, de moto, até o Chile.

Cinco anos depois, em 1983, termina a construção do seu primeiro barco: o I.A.T., com o qual, no ano seguinte, faria a primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul. A jornada de 3.700 milhas e 100 dias pelo Atlântico termina no dia 18 de setembro de 1984, na Bahia, e é retratada no best seller Cem dias entre ceu e mar.

Em 1986 realiza a primeira de suas 15 viagens à Antártica. Na volta, começa a construção do Paratii. Com esse barco, em 1989, estréia como velejador em uma viagem em solitário que duraria 642 dias, passando sete meses e meio imóvel em uma invernagem antártica. Navega, ao todo, por 27 mil milhas – viagem descrita em Paratii, Entre Dois Pólos.

Quatro anos depois, é sócio-fundador do Museu do Mar, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. O ano de 1994 marca o início da construção do veleiro Paratii 2.

No ano de 1996 casa-se com Marina Bandeira, velejadora com mais de uma centena de competições no currículo.

No ano de 1997 nascem as gêmeas Tâmara e Laura. No ano seguinte, Amyr parte para mais uma viagem em solitário. A bordo do Paratii, inicia o Projeto Antártica 360 Graus, em que faz a circunavegação polar pela rota mais difícil. São 88 dias, 14 mil milhas e mais um livro, Mar sem fim.

Em 2000, nasce sua filha caçula, Marina. No ano seguinte, após sete anos, Amyr conclui o Paratii 2, o mais moderno veleiro já construído no Brasil. Entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004, Amyr refaz a circunavegação polar, dessa vez com cinco homens na tripulação. A viagem dura 76 dias sem escalas, por 13,3 mil milhas.

Em 2006 lança seu último livro, Linha D’água: entre estaleiros e homens do mar.

Livros Publicados

KLINK, Amyr. As janelas do Paratii. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

KLINK, Amyr. Cem dias entre ceu e mar. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KLINK, Amyr. Cem dias entre ceu e mar. : Editora José Olímpio, .

KLINK, Amyr. Linha D’água: entre estaleiros e homens do mar. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.

KLINK, Amyr. Mar sem fim. : , 2000.

KLINK, Amyr. Paratii, Entre Dois Pólos. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.

Bibliografia

Livros:

Internet:

SITE OFICIAL AMYR KLINK. http://www.amyrklink.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.