fbpx

Ana Esmeralda

Biografia

Ana Esmeralda Smoll, em arte conhecida como Ana Esmeralda, é uma atriz nascida em Morocco, na Espanha, no dia 12 de dezembro de 1931.

Estreou no cinema em 1948, com 17 anos de idade no filme La Casa de Las Sonrisas. Muito bela e exímia dançarina, logo se torna uma das principais atrizes do seu país. Já consagrada, em 1954 vem para o Brasil participar de um festival cinematográfico, realizado em comemoração ao IV Centenário da fundação de São Paulo e aqui conheceu Mário Audrá Júnior, um dos executivos da Cinematográfica Maristela, que a convidou para fazer um filme no Brasil.

Devido aos seus compromissos, isso só foi possível em 1956, quando veio participar de Quem Matou Anabela?. Porém o destino fala mais alto e ela se apaixona por Marinho. Os dois casaram-se e ela decidiu fixar residência no Brasil, abandonando temporariamente sua carreira. Alguns anos depois, voltou à Espanha em companhia do marido e do filho Panchito. Não resistiu e acabou ficando um ano, trabalhando nos filmes A Casa de Troya (1959), que lhe valeu o prêmio de melhor atriz do ano, conferido pelo Sindicato Nacional de Espetáculo, e O Vagabundo e a Estrela (1960), entre outros.

De volta ao Brasil, em 1965 participou de São Paulo S/A, seu segundo e último filme brasileiro. A partir daí, dedicou-se aos negócios do marido, mas continua sendo estrela de primeira grandeza.

Filmografia

1948 – La Casa de Las Sonrisas (Espanha)
1949 – El Amor Brujo (Espanha)
1952 – Lola, La Piconera (Espanha)
1953 – Bronce y Luna
1953 :: Maria Dolores (Espanha)
1954 – Siempre Carmen (Espanha)
1956 :: Quem Matou Anabela?
1959 – Llegaron dos Hombres (Espanha)
1959 :: La Casa de La Troya (Alemanha)
1960 – El Vagabundo y La Estrella (Espanha)
1961 – Don José, Pepe y Pepito (Espanha)
1965 :: São Paulo S/A
1965 – La Cesta (Espanha)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Ana Esmeralda. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ana-esmeralda/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Ana Esmeralda

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.