fbpx

Ana Lúcia Menezes (1975-2021)

Ana Lúcia Menezes Rangel, em arte conhecida como Ana Lúcia Menezes, ou Ana Lúcia Grangeiro, foi uma dubladora e diretora de dublagem brasileira nascida em Recife (PE) no dia 05 de fevereiro de 1975.

Ao longo dos 30 anos de carreira, Ana Lucia Menezes deu voz a diversos personagens. Na série iCarly, ela era responsável pela dublagem da personagem Sam Puckett.

Ana também dublou a atriz mexicana Maitê Perrone em diversos projetos, incluindo na novela Rebelde. Também dublou a atriz americana Amanda Seyfried nos filmes Mamma Mia! e Mamma Mia! Here We Go Again, e a personagem Rory na série Gilmore Girls. As personagens Suzy, em Peppa Pig, e o simpático Po, dos Teletubbies, também estão no currículo da dubladora.

Como dubladora, foi indicada duas vezes ao Prêmio Yamato, considerado o Oscar da dublagem brasileira. Em 2004, como Melhor Dubladora de Chihiro (em A Viagem de Chihiro) e Melhor Dubladora Coadjuvante em 2005 (Koto, em Yu Yu Hakusho).

Em 2010, recebeu o Prêmio Yamato de Melhor Dubladora de Anime, pela dublagem de Misa Amane, de Death Note.

Também foi lutadora de taekwondo, chegando a competir em torneios da International Taekwondo Federation e ganhar um bronze no mundial de 1997.

Faleceu no dia 20 de abril de 2021 no Rio de Janeiro (RJ), vítima de complicações causadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela havia sido internada em 13 de abril, em uma clínica do bairro da Gávea, passando por uma cirurgia de emergência cinco dias depois. Segundo os médicos, o AVC foi causado por uma trombose no cérebro, que pode ter sido causada pela Covid-19 contraída em 2020.

Filmografia

2005 :: Xuxinha e Guto contra os Monstros do Espaço

Bibliografia

Internet:

G1. Ana Lucia Menezes, dubladora de ‘Peppa Pig’, ‘Teletubbies’ e ‘Rebelde’, morre aos 46 anos. Disponível no endereço: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2021/04/20/ana-lucia-menezes-dubladora-de-icarly-e-rebelde-morre-aos-46-anos.ghtml
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Ana Lúcia Menezes. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ana-lucia-menezes/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.