fbpx

Analy Alvarez

Biografia

Analy Alvarez é uma atriz, dramaturga, produtora, professora e diretora sindical brasileira nascida em Santos (SP) no dia 19 de outubro de 1942.

Em Santo André (SP), começou sua carreira artística no teatro. Em 1965, entrou para a Escola de Arte Dramática, e formou-se ganhando o Prêmio Chinita Ulmann, como melhor interprete. Participou das peças A Cozinha, O Homem de La Mancha, Abelardo e Heloísa, Navalha na Carne, Procura-se um Tenor, entre outras.

Na televisão, sua primeira novela foi Canção para Isabel, em 1976. Seguem-se Tchan!, a Grande Sacada (1976), A Ponte do Amor (1983), Anjo Maldito (1983) e Meus Filhos, Minha Vida (1984), que foi sua última novela.

Como dramaturga, teve importante trabalho como autora de telenovelas no SBT (como As Pupilas do Senhor Reitor, Razão de Viver).

Tem uma longa e produtiva carreira nos palcos, tanto na frente do público como também nos bastidores, exercendo cargos de importância na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, na Apetesp e na TV Cultura, onde assumiu o cargo de diretora do Núcleo de Teledramaturgia. Em 2005, estreou na emissora o programa Senta que lá vem Comédia.

Analy Álvares foi fundadora e presidente da Sociedade Lítero Dramática Gastão Tojeiro e Vice-Presidente da Associação dos Produtores de Espetáculos de São Paulo e também professora de interpretação e direção na Faculdade Paulista de Arte

Estreou no cinema em 1975, no filme Clube das Infiéis. Fez poucos filmes, sendo o último Lua Cheia, de 1988.

Está casada com o também ator Luiz Serra.

Filmografia

1988 :: Lua Cheia
1987 :: Eu
1984 :: Elite Devassa
1975 :: Ainda Agarro esse Machão
1975 :: Clube das Infiéis

Bibliografia

Livros:

CRETI, Nicolau Radamés. Analy Alvarez: de corpo e alma. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Analy Alvarez. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/analy-alvarez/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Analy Alvarez

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.