fbpx

André Benigno

Biografia

André Benigno Alves Macedo de Oliveira, em arte conhecido como André Benigno, é um diretor de fotografia e operador de câmera de cinema e TV brasileiro nascido em Maceió (AL) no dia 08 de julho de 1963. Graduou-se em Comunicação, com Habilitação em Rádio, Cinema e TV, pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Fotografia pela própria UnB.

Iniciou sua carreira profissional em 1989, como câmera da campanha presidencial de Ulisses Guimarães e Luis Inácio Lula da Silva.

É diretor de fotografia e câmera em comerciais para TV e cinema produzidos em Brasília, para clientes do porte da VASP, Ministério da Saúde, Ministério do Esporte, Pão de Açúcar, Banco do Brasil, entre outros.

Em 1990, foi primeiro assistente de câmera no longa Uma Escola Atrapalhada (1990), de Antonio Rangel, com Os Trapalhões.

Estreou no cinema como diretor de fotografia em 1995, no curta Aporo. A partir daí, foi diretor de fotografia e câmera em vídeos produzidos em Brasília, curtas-metragens e videoclipes, filmando em 16mm e 35mm, além de programas institucionais e vídeos de treinamento da Rede de Hospitais Sarah, documentários para VASP, em viagem a Cuba e Aruba e em documentário para alunos da UnB, em viagem ao Líbano, com produção da Radiobrás.

Desde 2009, é diretor de fotografia e câmera do Núcleo de Vídeos Especiais da TV Câmara, em Brasília (DF).

Filmografia

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

2006 :: Borralho (CM)
2005 :: Lauro-Davidson (CM)
2004 :: O Anjo (CM)
2002 :: Metamorfose (CM)
1995 :: Aporo (cofot. Fernando Duarte e André Luis da Cunha) (CM)
1995 :: Três (CM)

:: Filmografia como Assistente de Câmera ::

1990 :: Uma Escola Atrapalhada

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.