fbpx

André Faria Jr.

Biografia

André Luiz de Souza Faria, em arte mais conhecido como André Faria Jr., é um cineasta e diretor de fotografia brasileiro nascido em Ourinhos (SP) em 02 de abril de 1944. Vive no Rio de Janeiro desde 1966.

Iniciou sua carreira no cinema em 1969, como assistente de câmera em Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha. No mesmo ano divide a fotografia de América do Sexo.

Em 1971, dirigiu seu primeiro e único filme, Prata Palomares, mas o filme fica mais de dez anos proibido pela censura, segundo os censores, por conter cenas que agridem princípios religiosos, família e sociedade, sendo lançado somente em 1984.

A partir de 1985, mudou-se para Curitiba, ministrando na cidade, por um ano, um curso prático de cinema, direção, interpretação e fotografia. Radicado na cidade, integra a equipe de diversas produtoras paranaenses como Exclam, Guaíra, Sir, trabalhando mais com filmes institucionais e comerciais. Fez parte da IESDE, uma entidade paranaense especializada em ensino à distância.

Depois de vários anos afastado, retorna à direção de fotografia em 1999, no filme Visioni 3 Rappresentazioni Del Desiderio, de Marcos Jorge.

Filmografia

Filmografia: 1969- América do Sexo (episódio: Antropofagia); Ligou, Ligado (CM); 1971/1984- Prata Palomares (dir.); 1972- Roleta Russa; 1973-Festival Internacional de Ginástica Olímpica (cofot. André Palluch e Jorge Ventura) (CM); Os Melhores do Mundo (cofot. André Palluch e Jorge Ventura) (CM); 1979- Barco de Iansã (CM); 1980- Ave Soja, Santa Soja (CM); 1981- São Miguel dos Sete Povos (CM); 1983- Ninfetas do Sexo Selvagem (cofot. Edson Batista e Gesvaldo Arjones Abril); 1999- Visioni 3 Rappresentazioni Del Desiderio (MM); 2000-O Medo e Seu Contrário (CM)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/andre-faria-jr/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.