André Luiz Oliveira
André Luiz Oliveira é um cineasta brasileiro.
Iniciou carreira na Bahia, em 1967, com o curta-metragem Doce Amargo. No ano seguinte, escreve e dirige o clássico filme marginal Meteorango Kid, o Herói Intergalático, sentindo-se atraído por uma força misteriosa na cidade. No 5º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Meteorango obtém prêmio especial do júri, do júri popular e Margarida de Prata, oferecido pela CNBB.
Em 1974, realizou A Lenda de Ubirajara, vencedor dos prêmios de melhor roteiro e especial do júri no 8º Festival de Brasília.
Em 1994, com Loucos por cinema, recebe oito prêmios no 28º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, conseguindo um grande feito: pela primeira vez, um filme brasiliense ganhou o prêmio principal.
Em 2008, finaliza o longa Sagrado Segredo. Em 2010/2012, os documentários de média-metragem Cozinheiro do Tempo – Bené Fonteles e Exu Iluminado – Mário Cravo.
Em 2015, o cineasta voltou a brilhar na última edição do evento com Zirig Dum Brasília — A arte e o sonho de Renato Matos, documentário sobre artista e um dos primeiros compositores a fazer uma crônica musical de Brasília. O filme recebeu o Troféu Câmara Legislativa do DF na categoria melhor longa, escolhido pelo júri popular.
A carreira de diretor de André Luiz Oliveira se desdobrou na de compositor: em novembro, ele lança o terceiro CD de poemas musicados do poeta português Fernando Pessoa.
:: Filmografia como Diretor ::
2018 :: O Outro Lado da Memória
2015 :: Zirig Dum Brasília — A arte e o sonho de Renato Matos
2008 :: Sagrado Segredo
1994 :: Loucos por cinema
1975 :: A Lenda de Ubirajara
1968 :: Meteorango Kid, o Herói Intergalático
1967 :: Doce Amargo
Um comentário em “André Luiz Oliveira”