fbpx

André Luiz Oliveira

Biografia

FOTO Andre Luiz OliveiraAndré Luiz Oliveira é um cineasta brasileiro.

Iniciou carreira na Bahia, em 1967, com o curta-metragem Doce Amargo. No ano seguinte, escreve e dirige o clássico filme marginal Meteorango Kid, o Herói Intergalático, sentindo-se atraído por uma força misteriosa na cidade. No 5º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Meteorango obtém prêmio especial do júri, do júri popular e Margarida de Prata, oferecido pela CNBB.

Em 1974, realizou A Lenda de Ubirajara, vencedor dos prêmios de melhor roteiro e especial do júri no 8º Festival de Brasília.

Em 1994, com Loucos por cinema, recebe oito prêmios no 28º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, conseguindo um grande feito: pela primeira vez, um filme brasiliense ganhou o prêmio principal.

Em 2008, finaliza o longa Sagrado Segredo. Em 2010/2012, os documentários de média-metragem Cozinheiro do Tempo – Bené Fonteles e Exu Iluminado – Mário Cravo.

Em 2015, o cineasta voltou a brilhar na última edição do evento com Zirig Dum Brasília — A arte e o sonho de Renato Matos, documentário sobre artista e um dos primeiros compositores a fazer uma crônica musical de Brasília. O filme recebeu o Troféu Câmara Legislativa do DF na categoria melhor longa, escolhido pelo júri popular.

A carreira de diretor de André Luiz Oliveira se desdobrou na de compositor: em novembro, ele lança o terceiro CD de poemas musicados do poeta português Fernando Pessoa.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2018 :: O Outro Lado da Memória
2015 :: Zirig Dum Brasília — A arte e o sonho de Renato Matos
2008 :: Sagrado Segredo
1994 :: Loucos por cinema
1975 :: A Lenda de Ubirajara
1968 :: Meteorango Kid, o Herói Intergalático
1967 :: Doce Amargo

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.