fbpx

André Vieira

Biografia

André Vieira é um diretor de fotografia brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 29 de maio de 1971. Formou-se em Jornalismo pela PUC-RJ.

Como jornalista, chegou a trabalhar no jornal O Dia e na revista Manchete.

Em 2001, mudou-se para Nova Iorque e começa a trabalhar como freelancer em veículos brasileiros e norteamericanos, mas logo opta pela fotografia. Um de seus primeiros trabalhos como fotógrafo foi quando percorre a montanhosa e seca região do Afeganistão, em meio à invasão dos EUA. Flerta com o cinema também, ao assinar a fotografia de alguns filmes, como Rio de Janô (2003), de Anna Azevedo, Renata Baldi e Eduardo Souza Lima, que realiza em parceria com o veterano fotógrafo Mário Carneiro, em um de seus últimos trabalhos.

Hoje possui trabalhos publicados por veículos como New York Times, Vanity Fair, The Los Angeles Times e National Geographic Brasil.

Recentemente, desenvolveu projeto sobre a destruição da Amazônia.

Filmografia

2004 :: Batuque na Cozinha (CM) (cofot. Batman Zavareze, Dib Lutfi e Anna Azevedo).
2003 :: Rio de Janô (cofot. Mário Carneiro)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/andre-vieira/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.