fbpx

Anélio Latini Filho (1926-1986)

Biografia

FOTO Anelio Latini FilhoAnélio Latini Filho foi um cineasta, pintor, desenhista e produtor de cinema brasileiro nascido na cidade de Nova Friburgo (RJ) no ano de 1926. Foi um dos precursores do Cinema de Animação no Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro no ano de 1986.

Admirador da obra de Walt Disney e filho do pintor Anélio Latini, Anélio Latini Filho foi um pioneiro da animação brasileira. Praticamente sozinho, na sua casa na Tijuca, contando apenas com a colaboração do irmão Mário Latini como Diretor de fotografia, ele escreveu, produziu e dirigiu Sinfonia Amazônica, o primeiro longa-metragem de animação do país, realizado entre os anos de 1946 e 1953. Além de criar 500 mil desenhos de cenários e personagens, ele desenvolveu uma técnica própria para sincronizar o som com a imagem (Sonorização).

Latini assinou também a introdução/abertura de filmes como O levante das saias de 1967.

Sem conseguir sucesso comercial com a Sinfonia Amazônica, passou a trabalhar como ilustrador publicitário e a vender seus quadros para turistas. Deixou inacabado seu segundo longa, Kitan da Amazônia.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

1981 :: Os pintores de Nassau
1969 :: A ilha de aço
1968 :: Exploração do petróleo submarino
1953 :: Sinfonia Amazônica

:: Filmografia como Diretor de Arte ::

1967 :: O levante das saias

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.