fbpx

Anna Muylaert

Biografia

Anna Luiza Machado da Silva Muylaert, em arte conhecida como Anna Muylaert, é uma cineasta, roteirista e produtora de cinema e TV brasileira. É formada em cinema pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

Seu primeiro longa-metragem, Durval Discos foi premiado no 30° Festival de Cinema de Gramado.

Dirigiu curta-metragens e videoclipes entre eles: A origem do bebês segundo Kiki Cavalcante, As rosas não calam e Mama África (Chico César).

Como roteirista participou da criação dos programas Mundo da lua (1991), Castelo Ra-tim-bum (1995), Um menino muito maluquinho (2006). Foi co-roterista da série Filhos do Carnaval e dos filmes Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, ambos dirigidos por Cao Hamburger.

Dirigiu também os longas É proibido fumar (2009), Chamada a cobrar (2012), Que hora ela volta? (2014) e Mãe só há uma (2016).

Publicações

Livros:

MUYLAERT, Anna. É Proibido Fumar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

LUSVARGHI, Luiza; SILVA, Camila Vieira da. Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018. São Paulo: Estação Liberdade, 2019.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Anna Muylaert. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/anna-muylaert/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]