fbpx

Antonio Andrade

Biografia

Antonio Pereira Andrade, em arte conhecido como Antonio Andrade (e Tonhão para os amigos), é um ator brasileiro nascido em Wagner (BA) no dia 21 de julho de 1937.

Radicado em São Paulo, estudou música com o maestro Vicente de Lima. Um dia aparecem no conservatório o jornalista J.C. de Souza e o cineasta Ary Fernandes. Pediu, então, uma oportunidade para Ary, que estava preparando o filme Mágoas de Caboclo. Fez um teste e foi aprovado. Foi sua estreia no cinema.

Acabou por fazer muitas pontas e também papéis importantes no cinema, sempre em filmes dirigidos por Ary Fernandes. Depois também participou de algumas propagandas como Caderneta de Poupança Bamerindus, Fiat, Horta Comunitária – Governo de Franco Montoro (SP) e Delícia Cremosa.

Atualmente está aposentado e mora no interior de São Paulo.

Filmografia

1970 :: Mágoas de Caboclo
1972 :: O Jeca e o Bode
1974 :: O Supermanso
1978 :: As Trapalhadas de Dom Quixote & Sancho Pança
1978 :: O Vigilante Rodoviário
1979 :: Viúvas Precisam de Consolo
1981 :: A Fábrica de Camisinhas
1981 :: Cassino dos Bacanais
1981 :: Orgia das Libertinas
1982 :: Curral de Mulheres
1982 :: As Vigaristas do Sexo
1983 :: Elas Só Transam (Elas Só Transam no Disco)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Antonio Andrade. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/antonio-andrade/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Antonio Andrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.