fbpx

Antonio Grassi

Biografia

Antônio Carlos Grassi, em arte mais conhecido como Antônio Grassi, é um ator, produtor e diretor teatral brasileiro nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 12 de junho de 1954.

Iniciou carreira em teatro na cidade trabalhando com diretores como Pedro Paulo Cava (Teatro de Pesquisa), Jota D’Ângelo e Eid Ribeiro.

Posteriormente, Antônio Grassi juntou-se ao amigo José Mayer para fazer vários espetáculos no Teatro Senac, antes de trocar a capital mineira pelo Rio de Janeiro, no final da década de 70. A ida para o Rio, ao lado dos amigos José Mayer e Alcione Araújo, se deu graças ao extinto projeto Mambembão, da Funarte, com o espetáculo Cigarro Souza Câncer, de Eid Ribeiro, com o qual excursionou pelo país ao lado dos também atores Bernardo Matta Machado e Kimura Schettino.

Anteriormente, Antônio Grassi, José Mayer e Vera Fajardo haviam feito, com sucesso, na capital mineira Licença pra Dois, sob direção de Aderbal Freire Filho.

Já no Rio, convidado por Buza Ferraz, o ator integrou-se ao grupo Pessoal do Caberé no qual estreou fazendo o espetáculo Poleiro dos Anjos. No teatro, Antônio Grassi participou, dentre outros, dos espetáculos Bente-Altas: Licença para Dois; Amigo da Onça, de 1987/1988, O Beijo no Asfalto.

Paralelamente, indicado a Paulo Afonso Grizoli pelo psicanalista Roberto Freire, que escrevia “Malu Mulher” para a Rede Globo, Antônio Grassi foi convidado para fazer o especial “Romeu e Julieta”, gravado em Ouro Preto, que marcou a sua estréia na emissora carioca.

A partir de então, Antônio Grassi passou a fazer teatro e televisão, tendo participado de novelas como “O Amor é Nosso”, “Mandala”, “O Salvador da Pátria”, dentre outras.

No cinema, como ator, Antônio Grassi fez os filmes Como Nascem os Anjos (Murilo Salles), A Cor do Seu Destino (Jorge Duran), Jorge, Um Brasileiro (Paulo Thiago) e Boleiros (Ugo Giorgetti), Carandiru (Hector Babenco) e Gatão de Meia Idade.

Antônio Grassi foi secretário estadual de Cultura do Rio de Janeiro e presidente da FUNARTE.

Filmografia

2004 :: Bens Confiscados
2003 :: Carandiru
2001 :: Minha vida em suas mãos
2001 :: Sonhos Tropicais
1998 :: Boleiros
1996 :: Como nascem os anjos
1989 :: Jorge, um Brasileiro
1986 :: A cor do seu destino
1984 :: Noites do sertão

Bibliografia

Fontes de Referência

http://bloglog.globo.com/antoniograssi/ – Blog Oficial de Antônio Grassi – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Antonio Grassi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.