fbpx

Antonio Pompeo (1953-2016)

Biografia

FOTO Antonio PompeoAntonio Pompeo foi um ator e e artista plástico brasileiro nascido na cidade de São José do Rio Pardo no dia 23 de fevereiro de 1953. Foi Diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura do Brasil.

Estreou no cinema em Xica da Silva (1976), de Carlos Diegues. Entre o fim dos anos 70 e começo dos 80, fez diversos filmes e, a partir daí, dedicou-se mais a trabalhos na televisão, só voltando ao cinema 17 anos depois, em O Xangô de Baker Street (2001), de Miguel Faria Jr..

Foi um dos idealizadores do Projeto A Cor da Cultura que se converteu em material de apoio pedagógico em todo o território nacional para a formação de docentes e estudantes em História e Cultura afro-brasileiras e foi presidente do Centro de Documentação e Informação do Artista Negro (CIDAN).

Seu último trabalho foi na novela Balacobaco da Rede Record, interpretando Alvaro Amaral.

Em 05 de janeiro de 2016, o corpo do ator foi encontrado sem vida no apartamento onde morava, em Guaratiba, no Rio de Janeiro. O velório aconteceu no Cemitério São João Batista em Sao José do Rio Preto, antes amigos vizinhos e parentes fizeram uma oração em homenagem ao ator. Sua morte chocou muitas pessoas próximas e intimas do artista, e no mesmo local o corpo de Pompeo foi enterrado, ao que tudo indica a causa do falecimento foi infarto do coração.

Filmografia

2007 :: O Homem que Desafiou o Diabo
2004 :: Quase dois irmãos
2002 :: Seja o que Deus Quiser! …. Vendedor de Cachorro-quente
2001 :: O Xangô de Baker Street
2000 :: Condenado à Liberdade …. Agente Lopes
1984 :: Nunca fomos tão felizes
1984 :: Quilombo
1978 :: O cortiço …. Pataca
1978 :: Se segura, malandro!
1976 :: Xica da Silva

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Antonio Pompeo (1953-2016)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.