fbpx

Antonio Andrade

Biografia

Antonio Ribeiro de Andrade, em arte conhecido como Antonio Andrade, é um ator e cineasta brasileiro nascido em Santos (SP).

Começou sua carreira artística como ator, no Rio de Janeiro, em 1964 no filme Ganga Zumba, de Carlos Diegues. Em São Paulo, une-se ao diretor Rubens Prado e estreia como diretor em 1983, no filme Piquenique de Bacanais do Quinto Grau.

Na televisão, participou das novelas O Retrato de Laura (1969), Enquanto Houver Estrelas (1969), Irmãos Coragem (1970) e Uma Rosa Por Amor (1972).

Trabalhou em muitos filmes como ator, entre eles O Baiano Fantasma (1984), direção de Denoy de Oliveira e Eu (1986), de Walter Hugo Khouri, a partir do qual, afastou-se do cinema.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

1964 – Ganga Zumba; Canalha em Crise
1968 – No Paraíso das Solteironas; A Cruz de Ferro
1972 – Corrida em Busca do Amor; Sexo e Sangue na Ilha do Tesouro
1974 – O Mau Caráter
1978-A Deusa de Mármore – Escrava do Diabo
1980 – Pixote, a Lei do Mais Fraco
1984 – O Baiano Fantasma
1986 – Eu

:: Filmografia como Diretor ::

1985- As Mamadeiras (co-dirigido por Rubens Prado)
1983- Piquenique de Bacanais do Quinto Grau (codirigido por Rubens Prado)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Antonio Andrade. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/antonio-ribeiro-de-andrade/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.