fbpx

Aos Olhos de Ernesto (2019)

Trailer

Sinopse

Aos olhos de Ernesto conta a história de Ernesto, um velho fotógrafo uruguaio de 70 anos que vive no Brasil, que está ficando cego e tenta conviver com as limitações da velhice – como a solidão e a crescente cegueira, que ele acha que pode disfarçar de todos. E o que Ernesto descobre é que ser velho pode não ser apenas aprender a conviver com as perdas, com a solidão, com a memória ou com a falta dela.

Quando ficou viúvo, Ernesto passou a ocupar os silêncios com um disco rodando, os telefonemas do filho que mora longe, as idas ao banco para buscar sua escassa aposentadoria e as rápidas visitas do vizinho Javier. Mas Bia, uma descuidada cuidadora de cães, atropela a sua vida e coloca em risco seu metódico cotidiano.

Ser velho pode ser também divertir-se com a companhia dos seus fantasmas, deliciar-se com as imagens borradas da cegueira, rejuvenescer com a frescura da convivência com uma jovem menina que descobre a vida, reencontrar velhas amizades. E Ernesto percebe que envelhecer pode ser rejuvenescer com a intensa companhia de uma menina que não tem nem trinta anos.

Em 2019, o filme Aos Olhos de Ernesto, dirigido por Ana Luiza Azevedo, foi selecionado para a programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, vencendo o Prêmio da Crítica na categoria Melhor Filme Brasileiro.

Elenco

Jorge Bolani
Gabriela Poester
Jorde D’Elia

Julio Andrade

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Aos Olhos de Ernesto (2019) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Ana Luiza Azevedo
Roteiro: Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Vicente Moreno
Produção: Nora Goulart
Direção de Fotografia: Glauco Firpo
Montagem: Giba Assis Brasil
Empresa Produtora: Casa de Cinema de Porto Alegre
Distribuição: Elo Company

Brasil | Ficção | 123 min | cor | 2019

Bibliografia

Livros:

Internet:

43ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO. Aos Olhos de Ernesto. Disponível no endereço: http://43.mostra.org/br/filme/9974-AOS-OLHOS-DE-ERNESTO
CINEMA DO BRASIL. Aos Olhos de Ernesto. Disponível no endereço: http://www.cinemadobrasil.org.br/filme/?titulo=aos-olhos-de-ernesto-2019&ref=109. Acesso em: 29 de junho de 2018.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Aos Olhos de Ernesto. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/aos-olhos-de-ernesto/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Aos Olhos de Ernesto (2019)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.