fbpx

Aquarius (2016)

Trailer

Sinopse

POSTER AquariusClara, mulher 65 anos de idade, de classe média alta, é uma escritora e crítica de música aposentada. Ela é viúva, mãe de três filhos adultos, e moradora de um apartamento repleto de livros e discos no Bairro de Boa Viagem, num edifício chamado Aquarius. Clara tem também o dom de viajar no tempo, um super poder que poucas pessoas no mundo são capazes de desenvolver.

O título faz referência aos nomes que os prédios da orla do Recife recebiam antigamente, sempre ligados ao mar, como Nauticus, Dolphin ou Marlim.

Aquarius é um filme brasileiro, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sônia Braga, Irandhir Santos, Humberto Carrão e Rubens Santos. Filme foi selecionado entre os 20 filmes na disputa pela Palma de Ouro para a Mostra Competitiva Oficial do Festival de Cinema de Cannes 2016, que acontece de 11 a 22 de maio de 2016, sendo considerado uma das produções mais aguardados do ano de 2016 pela renomada revista francesa de cinema Cahiers du Cinemá.

É a primeira vez em oito anos que um filme falado em português compete pela Palma de Ouro – a última havia sido com Linha de Passe, de Walter Salles Jr. e Daniela Thomas em 2008. Em 2012, Na Estrada, coprodução internacional dirigida por Salles e rodada em inglês, também competiu.

O filme de Kleber Mendonça Filho também é o primeiro longa brasileiro selecionado no festival desde 2011, ano em que Trabalhar Cansa foi selecionado na mostra Um Certo Olhar. O Brasil levou a Palma de Ouro apenas uma vez na história, em 1962, com O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte.

Aquarius também vai marcar o retorno de Sônia Braga à competição de Cannes 31 anos depois de ela subir as escadas do famoso Palácio dos Festivais com O Beijo da Mulher-Aranha (1985), de Hector Babenco, que concorreu na mostra principal do festival. No ano seguinte, ela voltou a Cannes como membro do júri da competição. Antes disso, Sônia já havia estado no evento francês com Eu Te Amo (1981), de Arnaldo Jabor, que foi exibido na seção Um Certo Olhar.

O lançamento de Aquarius nos cinemas, porém, só deve ocorrer em 2017.

Elenco

Sônia Braga …. Clara
Irandhir Santos …. Roberval
Humberto Carrão …. Diego
Rubens Santos …. Rivanildo
Maeve Jinkings …. Ana Paula
Carla Ribas …. Cleide
Julia Bernat …. Julia
Germano Melo …. Martin
Zoraide Coleto …. Ladjane
Fernando Teixeira …. Geraldo
Buda Lira …. Antonio
Paula de Renor …. Fátima
Bárbara Colen …. Clara em 1980
Daniel Porpino …. Adalberto – Rodrigo
Pedro Queiroz …. Tomás
Thaia Perez …. Tia Lucia 1980
Arly Arnaud …. Letícia
Leo Wainer …. Alexandre
Lula Terra …. Ronaldo
Allan Souza Lima …. Paulo
Valdeci Junior …. Josimar
Clarissa Pinheiro …. Ana Paula
Bruno Goya …. Daniel
Andrea Rosa …. Juvenita
Joana Gatis …. Tia Lucia 1940
Tavinho Teixeira …. Augusto

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Aquarius (2016) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Kleber Mendonça Filho
Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Produção: Emilie Lesclaux
Produtores: Said Ben Said e Michel Merkt
Coprodutor: Walter Salles
Produtor Associado: Carlos Diegues
Produtora Executiva: Dora Amorim
Direção de Fotografia: Pedro Sotero e Fabricio Tadeu
Direção de Arte: Juliano Dornelles e Thales Junqueira
Montagem: Eduardo Serrano
Edição de Som: Ricardo Cutz
Mixagem de Som: Ricardo Cutz
Som Direto: Nicolas Hallet
1º Assistente de Direção: Milena Times
Produtores Executivos: Tiago Melo e Kika Latache
Casting: Marcelo Caetano
Preparação de Elenco: Amanda Gabriel e Leonardo Lacca
Maquiagem: Tayce Vale
Figurino: Rita Azevedo
Empresa Produtora: Cinemascopio
Coprodução: SBS | VideoFilmes | Globo Filmes
Empresa Distribuidora: Vitrine Filmes

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.