fbpx

Ara Pyau – A Primavera Guarani (2018)

Trailer

Sinopse

A menor reserva indígena do Brasil, a Tekoa Pyau sofre por sua proximidade com os Juruá. Uma aldeia dentro da cidade de São Paulo, com 800 Guaranis, que vivem ou sobrevivem, com sua cultura, sua língua e tradições, as contradições do mundo urbano, de periferia, após terem suas terras demarcadas em 2016.

Em 2017, pela primeira vez na historia do Brasil, acontece um processo de desmarcação de terras. Com forte reação de uma juventude Guarani, guiados pelo espírito de Nanhderu, começam a se organizar para lutar pelos seus direitos. Organizam um protesto na avenida Paulista com mais de 2 mil parentes, indígenas de vários estados. E por 24 horas ocupam o saguão do prédio do escritório do presidente da republica, entoando cantos ininterruptos. Uma verdadeira pajelança na avenida Paulista. De dentro do movimento indígena, conhecemos esse povo, que habita uma metrópole e é desconhecido para a grande maioria da população.

Mas a Primavera Guarani esta só começando, em um ato de resistência e audácia, ocupam por 3 dias as torres de transmissão do Pico do Jaraguá. Reivindicando a presença do governador do estado. Tensão e clima de guerra, e nesse embate de forcas, os Xondaros, guerreiros, desligam a transmissão da Rede Globo e da Companhia de trens urbanos. A mídia e o poder finalmente acenam para os Guarani. Abrindo dialogo e o compromisso de cumprir promessas feitas aos nossos heróis. De dentro do movimento indígena, conhecemos esse povo, que habita uma metrópole, desconhecido para a grande maioria da população, sua luta pela terra vem ao encontro da sobrevivência do que resta de natureza na cidade, uma luta do sagrado contra a miséria da relação dos Juruá com a vida na terra. Sendo assim uma luta de todos os seres humanos. A Primavera Guarani floresce aos nosso olhos como um tempo novo. Tempo de reconciliação a ancestralidade humana.

O filme Ara Pyau – A Primavera Guarani, dirigido por Carlos Eduardo Magalhães, foi selecionado para a Mostra Aurora na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Elenco

Povos Guarani de São Paulo

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Ara Pyau – A Primavera Guarani que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Carlos Eduardo Magalhães

Documentário, DCP, Cor, 74’, SP, 2018

Bibliografia

Livros:

Internet:

ANCINE – AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA. Ara Pyau – A Primavera Guarani. Disponível no endereço: https://www.ancine.gov.br/pt-br/brasil-nas-telas
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Ara Pyau – A Primavera Guarani. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/
MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES. Ara Pyau – A Primavera Guarani. Disponível no endereço: http://mostratiradentes.com.br/programacao/filme/567. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Ara Pyau – A Primavera Guarani (2018)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.