fbpx

Aracy Cortes (1904-1985)

Biografia

Zilda de Carvalho Espindola, em arte conhecida como Aracy Cortes, foi uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 31 de março de 1904.

Trabalhou como aprendiz de cabeleireira e comerciária, ingressando depois no Circo Democrata, no qual é descoberta dançando maxixe e fazendo acrobacias. Estreia em 1930 no Teatro Recreio na revista Nós pelas Costas, de J. Praxedes, em 1921. Além de popular cantora, foi estrela do teatro de revista nas décadas de 1930 e 1940.

Em 1929, estreou no cinema, no curta Iaiá. Sempre se orgulhou de ter lançado Paulinho da Viola e Clementina de Jesus.

Faleceu esquecida, no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, em 08 de Janeiro de 1985, aos 80 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Filmografia

1933 :: A Voz do Carnaval
1929 :: Jura (CM)
1929 :: Iaiá (CM)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Aracy Cortes. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/aracy-cortes/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.