fbpx

Aracy de Almeida (1914-1988)

Biografia

Aracy Telles de Almeida, em arte conhecida como Aracy de Almeida, foi uma cantora e compositora brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 19 de agosto de 1914.

Ainda menina, canta sambas e marchas nas escolas de samba. Desbocada mas boa cantora, encantou o pessoal dos blocos carnavalescos.

Em 1933, um amigo lhe diz conhecer Custódio Mesquita e leva-a ao seu programa na Rádio Educadora, ano que conhece Noel Rosa. Nascia ali uma grande amizade.

Num botequim, Noel compõe para ela a música Riso de Crianças, que Aracy grava em 1935. Noel passa então a compor músicas exclusivas para ela. Nunca houve nenhuma relação amorosa, era coisa de amizade, de alquimia musical. Por ser feia, baixinha e magra, não frequenta o Cassino da Urca e nem é capa de revista, não tendo sido, portanto, reconhecida à altura de seu talento. Com a morte de Noel, em 1937, passa a cantar marchinhas carnavalescas.

Estreou no cinema em 1946 no filme Segura esta Mulher.

Na década de 1950 troca o Rio de Janeiro por São Paulo e é contratada pela Rádio Record. Na década de 1970, atuou na televisão como apresentadora e jurada, primeiro no Programa do Chacrinha e, depois, Programa Sílvio Santos.

Faleceu em 20 de junho de 1988, de embolia pulmonar, aos 74 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Filmografia

:: Filmografia como ::

1946 – Segura Esta Mulher
1948 – Esta é Fina
1955 – Carnaval em Lá Maior
1967 – Perpétuo Contra o Esquadrão da Morte.

Bibliografia

Livros:

LOGULLO, Eduardo. Aracy de Almeida: não tem tradução. : Editora Veneta, 2014.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Aracy de Almeida (1914-1988)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.