fbpx

Arnaud Rodrigues (1942-2010)

Biografia

Antonio Arnaud Rodrigues, em arte conhecido como Arnaud Rodrigues, foi um ator, cantor, compositor, humorista e redator brasileiro nascido em Serra Talhada (PE) no dia 06 de dezembro de 1942.

Sua carreira começa a despontar em 1971, quando participou do filme O Doce Esporte do Sexo, ao lado de Chico Anysio. A partir daí, formaram a dupla Baiano e os Novos Caetanos, apresentada no programa Chico City. O sucesso foi tanto que gravaram dois discos.

Em 1982, Arnaud fez uma participação especial na minissérie Lampião e Maria Bonita como motorista, depois em Bandidos da Falange, como Gaguinho, mas brilhou mesmo na novela Pão Pão, Beijo Beijo, quando criou o personagem Soró, um imigrante nordestino ingênuo e bem-humorado que rouba a novela, tanto que Arnaud ficou conhecido como tal. O personagem chegou aos cinemas no filme Os Trapalhões e o Mágico de Oroz, de 1984. No mesmo ano, participou da novela Partido Alto, como Mr. Soul.

Em 1985, atuou em Roque Santeiro, onde interpretou o cego Jeremias. Em seguida, transferiu-se para o SBT para integrar o elenco do programa A Praça É Nossa, onde criou os personagens Coronel Totonho, o mulherengo e o cantor sertanejo Chitãoró, que fazia dupla com Marcelo de Nóbrega, filho de Carlos Alberto.

Nos anos 1990, afastou-se para se dedicar à direção e produção artística. Em 2007, retornou à Praça com o quadro O Povo Brasileiro.

Desde 2009, contratado pela TV Record, Arnaud foi considerado uma das grandes cabeças da televisão, principalmente na criação de tipos e textos de humor.

Faleceu em 16 de fevereiro de 2010, aos 67 anos de idade, vítima do naufrágio de um barco no Lago da Usina de Lajeado, em Tocantins.

Filmografia

1971 :: O Doce Esporte do Sexo (Episódio: A Boca)
1973 :: Uma Nega Chamada Tereza
1984 :: Os Trapalhões e o Mágico de Oroz
1984 :: A Filha dos Trapalhões

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.