As aventuras amorosas de um padeiro: adultério à suburana (1975)
Rita é uma jovem que oscila entre três homens: o marido Mário, o padeiro português Seu Marques e Saul, um artista marginal negro. A partir deste triângulo amoroso, que é uma síntese étnica do Brasil, desenvolve-se esta comédia de costumes, de forma irreverente e irônica.
As aventuras amorosas de um padeiro foi o único longa dirigido por Waldir Onofre, diretor e ator carioca propenso a inciativas raras e pessoais. Era um cineasta não-oriundo da elite, autodidata e negro. Desse modo é até coerente que seu primeiro e único longa-metragem contivesse características tão únicas: Onofre pretendia fazer uma comédia popular direcionada ao público de classe média, iniciativa quase sem par no cinema brasileiro. Através dos múltiplos affaires de Ritinha (que, diferentemente do que indica o título do filme, é de fato sua personagem principal), Onofre compõe um retrato étnico e social do Brasil no qual as figuras da mulher e do negro se associam de modo místico, garantindo através do transe, a liberdade frente a opressão dos chavões classe média e das explorações tanto do dinheiro como da arte.
Paulo Cesar Pereio
Maria do Rosário
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de As aventuras amorosas de um padeiro: adultério à suburana (1975) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Waldir Onofre
Roteiro: Waldir Onofre
Empresa Produtora: Regina Filmes
Livros:
BALADI, Mauro. Dicionário de Cinema Brasileiro: filmes de longa-metragem produzidos entre 1909 e 2012. São Paulo: Martins Fortes, 2013.
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. As aventuras amorosas de um padeiro: adultério à suburana (1975). Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/
Um comentário em “As aventuras amorosas de um padeiro: adultério à suburana (1975)”