fbpx

As Aventuras de Agamenon – O Repórter (2011)

As Aventuras de Agamenon – O Repórter é um falso documentário, uma comédia sobre a vida do lendário jornalista Agamenon Mendes Pedreira, personagem fictício que assina a coluna publicada na edição dominical do jornal O GLOBO. Agamenon é um jornalista que teria nascido no final do século XIX e estaria vivo até hoje, estando presente em diversos momentos importantes da História do século XX, tendo, para um desses momentos, uma versão dos acontecimentos sempre diferente da conhecida. Além de acompanhar a vida de Agamenon e suas versões de fatos históricos, sempre comentadas por um narrador, o “documentário” será pontuado por entrevistas de jornalistas, artistas e intelectuais de diversas áreas, vividos por eles mesmos, revelando detalhes sobre a personalidade, a história e suposta “convivência” dessas pessoas com o jornalista Agamenon.

A nova comédia nacional As Aventuras de Agamenon – O Repórter, anteriormente levava o título de Agamenon Mendes Pedreira – O Filme será estrelada por Luana Piovani, Marcelo Adnet e Pedro Bial. A comédia será em formato de mockumentary que consiste em um falso documentário.

As Aventuras de Agamenon – O Repórter, produzido por Flávio Tambellini e dirigido por Victor Lopes, tem roteiro dos ex-Cassetas Marcelo Madureira e Hubert Aranha.

Alguns trechos dos dois livros já lançados sob o pseudônimo de Agamenon – Ajuda-te a Mim Mesmo e O Homem e o Minto – foram adapatados por Hubert e Marcelo Madureira, redatores da coluna e do roteiro do filme. Boa parte do texto, porém, foi criada especialmente para o longa, inspirado em dois personagens célebres do cinema que deram nome a produções de sucesso: Zelig, criado e vivido por Woody Allen, e mais recentemente Forrest Gump, interpretado por Tom Hanks.

Caberá a Marcelo Adnet encarnar o jornalista isento, picareta e mau caráter na juventude, período em que testemunhará de perto a Segunda Guerra Mundial, a morte de Getúlio Vargas e John Kennedy bem como o suicídio do Titanic. É nesta época que Agamenon se casa com Isaura, conhecida também como a patroa, vivida por Luana Piovani.

Hubert interpretará Agamenon na maturidade, período em que consegue uma entrevista exclusiva com o terrorista Osama Bin Laden e testemunha a queda do Muro de Berlim. Nesta ocasião, encontra Pedro Bial, que, segundo o protagonista, encara o maior desafio de sua carreira no papel do próprio Pedro Bial.

Madureira, por sua vez, vive o famoso psicoproctologista Jacintho Leite Aquino Rêgo, médico particular do protagonista, enquanto Barone, baterista da banda Paralamas do Sucesso, faz participação como um amigo que segue junto com Agamenon para a guerra.

A comédia tem estreia prevista para acontecer ainda em 2011.

Elenco

Marcelo Adnet …. Agamenon Mendes Pedreira
Hubert …. Agamenon Mendes Pedreira
Ruy Castro …. Ruy Castro
Marcelo Madureira …. Dr. Jacintho Leite Aquino Rego
Pedro Bial …. Pedro Pial
Luana Piovani …. Isaura
João Barone
Alcione Mazzeo
Miéle

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de As Aventuras de Agamenon – O Repórter (2011) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Victor Lopes
Roteiro: Marcelo Madureira e Hubert
Produção: Flávio Tambellini
Produção Executiva: Flávio Tambellini
Produção de Elenco: Cibele Santa Cruz, Flávio Tambellini e Manfredo Garmatter Barretto
Direção de Produção: Paola Vieira
Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche
Direção de Arte: Clóvis Bueno
Figurino: Bia Salgado
Som Direto: Valeria Ferro e Renato Calaça
Montagem: Sérgio Mekler
Trilha Sonora: Berna Ceppas
Empresa Produtora: Tambellini Filmes
Co-Produção: Globo Filmes | Madureira Redatores | Aranha Redatores
Distribuição: Downtown Filmes | RioFilme

Brasil | Comédia | cor | 74 min. | 2011

Bibliografia

Internet:

GLOBO FILMES. As Aventuras de Agamenon – O Repórter. Disponível no endereço: https://globofilmes.globo.com/filme/asaventurasdeagamenon/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. As Aventuras de Agamenon – O Repórter. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/as-aventuras-de-agamenon-o-reporter/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “As Aventuras de Agamenon – O Repórter (2011)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.