fbpx

As Safadas (1982)

Sinopse

POSTER As Safadas 01O longa-metragem As Safadas inicia com o episódio de Carlos Reichenbach. Na seqüência, vem o ótimo episódio “Aula de Sanfona”, que marca a estréia na direção do montador, roteirista e crítico Inácio Araújo. A trilogia se completa com “Belinha, A Virgem”, de Antônio Meliande.

Episódio: “Rainha do fliperama”
O fracassado bancário Tenório, 30 anos, descasado e com dois filhos tenta reviver o passado no reencontro com sua primeira namorada, a bela e alegre Reginéia, hoje amada por Gila, despachante que se aproveita do talento dela para ganhar dinheiro em máquinas de fliperama. A reaproximação abala o relacionamento de Giba e Reginéia, que após uma fracassada tentativa de retorno à casa materna, praticamente joga o amante nos braços de sua própria auxiliar no fliperama, Rosinha. Mas Tenónio e Reginéia, temperamentos opostos, não conseguem levar adiante o novo amor: ela retorna para Gila e o fliperama ele, para suas recordações.

Episódio: “Uma aula de sanfona”
Duas irmãs compartilham experiências amorosas com um vizinho, professor de acordeão, que é também fiador e namorado de uma delas.

Episódio: “Belinha a virgem”
Belinha vai casar-se com Binho, filho de família rica, e resolve seguir os conselhos de sua amiga Suelv para arranjar dinheiro para o enxoval, prestando serviços sexuais a velhos endinheirados, sem perder a virgindade. Aborda primeiro o Dr. Camargo; em seguida, o comendador Passaralho, a quem atende como enfermeira’ mais adiante, Rodolfo, um voyeur. Dona Mariana, a fritura sogra, desconfia e a obriga a confessar-se com o padre Antônio.

Elenco

Episódio: “Rainha do fliperama”
Zilda Mayo
Wilson Sampson
Jonia Freund
Carlos Koppa

Episódio: “Uma aula de sanfona”
Sandra Graffí
Armando Tiraboschi
Isa Kopelman
Cláudio Mamberti

Episódio: “Belinha a virgem”
Vanessa Alves
Cássia Godoy
Carlos Milani
Sérgio Hingst
Marliane Gomes
Olindo Dias
Arlete Montenegro
Felipe Levy
Rubens Pignatari
Rosely Benetty

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.